PF confirma ‘grampos’ para investigar tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e extermínio na Paraíba

Publicado em terça-feira, novembro 1, 2011 ·

Telefone fixoA Superintendência da Polícia Federal na Paraíba confirmou a existência de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça em vários pontos do Estado. As escutas estão sendo usadas para produzir provas contra grupos criminosos.

O superintendente adjunto da PF, Manuel Messias, disse que todas as operações correm em segredo de justiça para não comprometer o sucesso das investigações e que por isso não poderia revelar detalhes.

Entretanto, ele adiantou que entre os crimes investigados com ajuda das escutas telefônicas estão tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e grupos de extermínio.

Quanto ao número de telefones ou pessoas “grampeadas”, Messias disse que a PF não tem esse controle, uma vez que algumas escutas são autorizadas para investigações em curso pela Polícia Civil. Por isso, apenas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem esse dado.

Segundo matéria veiculada num portal de notícias do Estado, 243 haviam sido autorizadas somente neste ano.

Messias disse que esse número deve ter sofrido alteração para mais ou para menos, uma vez algumas investigações já foram encerradas e outras tiveram início.

Como exemplo, o superintendente adjunto citou as investigações de fraude na Previdência, em Campina Grande, que usou o grampo telefônico e culminou com várias prisões.

A reportagem do Portal Correio tentou entrar em contato com o CNJ para levantar o número preciso de grampos autorizados no Estado e para quantas operações policiais diferentes estariam servindo.

Entretanto, por causa do recesso forense provocado pelo feriado de 2 de novembro, o expediente no Judiciário só iniciará na quinta-feira, 3.

Hyldo Pereira e Wanja Nóbrega

Portalcorreio

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627