Petrolina se agiganta como a Região dos Tigres Asiáticos

Publicado em quarta-feira, junho 8, 2011 ·

A cada visita que faço a Petrolina, a cidade mais pujante do semi-árido nordestino, me deparo com uma realidade diferente, para melhor, claro. Cresce a uma velocidade impressionante, graças à força dos projetos de irrigação que a transformaram na Califórnia Brasileira. Hoje, Petrolina tem quatro voos diários saindo do Recife por companhias as mais diversas, como Tam, Gol, Avianca, Trip e, em muito breve, a Azul. Com um detalhe: todos os voos saem lotados.

Os números falam por si só. Localizada a 730 km do Recife, Petrolina possui a 6ª maior economia de Pernambuco, representando 3,37% da riqueza do Estado. Em 2008, seu PIB ultrapassou o de Caruaru, saindo da 7ª para a 6ª posição no ranking estadual. Considerando-se apenas o interior de Pernambuco, Petrolina tem o maior PIB, já que Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Recife, as cinco maiores economias do Estado, estão compreendidas na Região Metropolitana de Recife.
Petrolina vem obtendo um forte crescimento econômico e de contingente populacional. Segundo o IBGE, a cidade atingiu 294.081 habitantes em 2010 e registrou um crescimento real de 34,56% no período de 2000 à 2010, sendo, tanto pela economia quanto pela população, a principal cidade da região do São Francisco.

A revista Veja apontou Petrolina como uma das 20 cidades brasileiras do futuro na edição do dia 28 de Agosto de 2010. Com o melhor índice de saneamento básico do Nordeste, Petrolina conta com 95% de coleta de esgoto e 100% de tratamento do que é coletado.

Petrolina foi reconhecida como a maior rede hoteleira da região turística do sertão do São Francisco e do Pajeú, contando com 2.115 leitos, distribuídos em 24 hotéis; diversos restaurantes, bares, centros comerciais, hospitais, Universidades e cursos de Turismo em níveis técnico e superior, segundo um estudo de competitividade, realizado pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae Nacional.
Estou hospedado no Íbis, o mais novo hotel da cidade, que está apinhado de empresários que fazem negócios no município procedentes de toda parte do País e do exterior. A fotografia dessa realidade é possível ser tirada no café da manhã com o desfile das delegações de americanos, japoneses, italianos, franceses, enfim, gente de todo o mundo ganhando dinheiro em Petrolina.
Quem deslanchou a economia de Petrolina foi a fruticultura e a agroindústria, sobretudo com a produção de vinhos finos de mesa conhecidos nacional e internacionalmente.
O Vale do São Francisco (incluindo aí o município de Juazeiro, na Bahia, separado de Petrolina apenas por uma ponte), é o maior pólo exportador de frutas do Brasil, com destaque para a uva e a manga, responsáveis por 93% e 90%, respectivamente, das vendas externas. É, também, o maior produtor de uvas de mesa do país.

Na Educação, o município avançou na gestão Júlio Lóssio. As escolas Dom Idílio e o Centro de Atenção Integrada à Criança – CAIC – apresentaram o melhor desempenho de indicadores do Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB no último balanço do Ministério da Educação – MEC do município.

Obtiveram índices iguais de 4,6%, o maior entre as escolas do município. No geral, Petrolina atingiu 4, 1, índice superior à meta estabelecida para o período.
Até 2011, o município deveria alcançar o índice de 4,1%. A meta foi cumprida antecipadamente. A escola que havia tido o pior desempenho em 2007(Anete Rolim), saltou de 1,7 para 3,1 em 2009. O desempenho geral de Petrolina foi superior ao de Pernambuco que foi de 4,0.

Minha palestra foi realizada no auditório do Sest/Senai, um belíssimo espaço, onde revi muitos amigos, inclusive de Afogados da Ingazeira, como o diretor da Facape, Rinaldo Remígio, e Vianey Galdino, gerente da Serpel, que moram em Petrolina há mais de 30 anos.

Também estavam lá o meu amigo Edenevaldo Alves, que ancora um dos programas de rádio mais ouvidos na Petrolina FM, e o jornalista Carlos Laerte, que deu uma de cerimonialista.
O prefeito Júlio Lóssio (PMDB) não participou do evento, mas deu uma passadinha por lá ao lado da sua simpática Andreia. Na plateia, alguns dos seus secretários, como Emanuela Teixeira (Comunicação), Cleber Carlos (Governo), Tereza Virgínio (Desenvolvimento Social) e Maria dos Anjos (Mulher).
Ainda presentes políticos de outros municípios próximos, como Fernando de Josimara, de Dormentes; o coordenador da Superintendência da Juventude, Kleber Klado, e o promotor de eventos Ricardo Banana.

Jeremias Cavalcanti para o Focando a Notícia

(Fotos: Júnior Finfa)

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627