Longas e cansativas horas de trabalho esgotam as pessoas. E, de acordo com uma pesquisa realizada pela seguradora de viagem Post Office, do Reino Unido, é preciso arrumar as malas e folgar pelo menos a cada 62 dias para evitar problemas, como ansiedade e agressividade.
Dos trabalhadores entrevistados, um quarto disse estar sob muita pressão e, por isso, se sentem “desesperados” por um descanso prolongado. Mas apenas um em cada cinco admitiu conseguir uma pausa a cada dois meses, sendo que 44% ficam sem ela durante um semestre ou mais.
A maioria acha que se recupera do estresse e se sente renovada depois de apenas um ou dois dias fora do escritório. No entanto, 7% não relaxam até a segunda semana de férias. Os homens acham mais fácil deixar a preocupação para trás do que as mulheres.
O professor de psicologia organizacional e saúde Cary Cooper, da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, disse ao jornal Daily Mail que quem não conta com dias de folga suficientes apresenta mais chances de ficar ansioso e agressivo, desenvolver dores, apresentar dificuldade para dormir e ser mais vulnerável a resfriados e gripes. Além disso, se torna menos produtivo e mais propenso a erros.
Ponto a Ponto Ideias
Comentários