Pesquisa faz balanço sobre qualidade e eficiência na democratização de informação em Fan Pages dos 223 municípios paraibanos, Lagoa Seca fica em 2º Lugar

Publicado em quarta-feira, Janeiro 29, 2014 ·

Sem títuloOs primeiros resultados de uma pesquisa acadêmica que resultará no TCC – trabalho de conclusão de Curso da Pós-Graduação em Mídias Digitais, Comunicação e Mercado do jornalista Rodolpho Raphael, apontou a forma como as assessorias de imprensa vem se portando diante do surgimento de uma nova comunicação governamental tendo em vista as mídias sociais como canal de democratização da informação. 

 

O Jornalista coletou informações das 223 prefeituras do estado paraibano onde constatou que 97 ainda não aderiram às redes sociais, sendo que dos 126 que aderiram apenas 80 postam atualizações diárias das ações e atos das respectivas prefeituras. Além disso, Rodolpho listou 14 páginas (Fan Pages) com as maiores participações da população, sendo liderada por João Pessoa com 29.403 curtidas, seguida por Lagoa Seca com 5.183, Mamanguape com 3.808 e ocupando a quarta colocação, vem o município sertanejo de Catolé do Rocha com 3.089 curtidas. 

 

“A participação da população nas decisões governamentais é uma decisão política e que gera representações diferenciadas quanto à postura do poder público perante a sociedade que por sua vez está inerente a uma postura mais participativa. Com o uso “institucional” das redes sociais há um incentivo à participação da população e que consequentemente traz vários benefícios para a esfera pública, que passa a se aproximar do cidadão e ao mesmo tempo atende demandas pontuais, ampliando e consolidando o processo democrático”, afirmou.

 

O jornalista é também responsável pela comunicação institucional da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca e que conquistou o segundo lugar ficando apenas atrás da capital paraibana, João Pessoa. Ainda segundo ele, ao assumir a pasta de comunicação da PMLS, foi preciso investir fortemente na prestação de serviços por meio das novas mídias, bem como ações para intensificar a participação da população nas redes sociais que passa a ser uma espécie de ouvidoria em rede  e que de certo modo facilita a forma de trabalhar numa gestão municipal, tendo em vista sua funcionalidade de mostrar transparência e ao mesmo tempo democratizar a informação aos munícipes.

 

Confira a lista completa das Fan Pages institucionais mais curtidas: 

 

1º João Pessoa – 29.403 

2º Lagoa Seca – 5.183

3º Mamanguape – 3.808 

4º Catolé do Rocha – 3.089 

5º Alagoa Nova – 2.857 

6ª Cabedelo – 2.421 

7º Campina Grande – 2.317  

8º Santa Rita – 1.907 

9º Guarabira – 1.849 

10º Queimadas – 1.794

11º Cajazeiras – 1.546  

12ª Taperoá – 1.238 

13º Pocinhos – 1.121 

14º Coremas – 1.082 

 

 

DECOM 

 

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