Perda de memória pode ser reversível em idosos; veja estudo

Publicado em sexta-feira, julho 29, 2011 ·

130207218Estudo em animais sugere que perda de memória relacionada à idade pode ser reversível, é o que diz notícia publicada no site Health. Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram que as redes neurais no córtex pré-frontal de animais mais velhos têm conexões mais fracas do que em animais mais jovens. A descoberta associa o esquecimento durante a fase idosa com a diminuição das redes neurais.

Especialistas explicam que o córtex pré-frontal é o responsável pelas mais elevadas funções cognitivas e executivas, incluindo a memória de trabalho, que é a base para o pensamento abstrato e para o raciocínio. Com a nova pesquisa, eles também descobriram que certos compostos – encontrados em medicamentos para hipertensão arterial – ajudaram a melhorar o córtex pré-frontal em animais mais velhos.

“Relacionados com a idade, os déficits cognitivos podem ter um sério impacto sobre nossas vidas na era da informação. As pessoas muitas vezes precisam de funções cognitivas superiores para atender às necessidades ainda básicas, como pagar contas ou acesso a cuidados médicos”, disse o professor de neurobiologia e psicologia e membro do Instituto Kavli de Neurociência, Amy Arnsten, em um comunicado à imprensa. “Essas habilidades são essenciais para sermos capazes de viver de forma independente à medida que envelhecemos.”

Os pesquisadores observam que os estudos envolvendo animais muitas vezes não conseguem produzir resultados semelhantes ou benefícios em humanos.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627