PB tem cursinhos gratuitos para se preparar para o Enem

Publicado em segunda-feira, Fevereiro 13, 2017 ·

cursinho_aula_inauguralO resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 mal acabou de ser divulgado e alguns estudantes já começam a se preparar para as provas do exame deste ano. Além dos estudos no colégio e em casa, um cursinho também pode ajudar muito o aluno. Mas nem todos têm condições financeiras de arcar com aulas de reforço. Porém, há opções gratuitas que podem ajudar os vestibulando a ter um algo a mais em seus estudos. Tanto a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), quanto a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ofertam cursinhos gratuitos, assim como o governo da Paraíba.

O governo da Paraíba oferece o PBVest, projeto que viabiliza os estudantes de baixa renda a participarem de um curso pré-vestibular. Segundo o Gerente executivo da educação profissional e coordenador do PBvest, Américo Falcone, o edital está para ser lançado até a última semana de fevereiro. A expectativa é que as aulas iniciem no dia 11 de março. Ao todo, são oferecidas 6 mil vagas em 40 municípios do Estado.Podem participar alunos da rede pública que estão no 3º ano do Ensino Médio ou egressos.

As inscrições para o PBVest são feitas através do portal do projeto e vão até o número de vagas serem preenchidos. As aulas vão até o último dia de prova do Enem. Apesar de um número limitado de vagas, Américo explica que o aluno que não conseguir se inscrever, terá acesso a todo material online.

“A gente presencialmente tem as seis mil vagas, mas o sistema aberto ilimitado. O estudante pode acompanhar de casa, tem o material em download e pode estudar independente, a inscrição só é necessária para a entrega do material”, explicou.

Universidades também oferecem cursinhos

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abriu nesta segunda-feira (13), as inscrições para o Programa Pré-Vestibular Solidário, no campus de Cajazeiras. Ao todo, são oferecidas 100 vagas para alunos que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio em 2017 em escolas públicas ou particulares, caso sejam bolsistas integrais.

As inscrições vão até 17 de fevereiro e serão feitas na sala da Coordenação do Restaurante Universitário das 7h às 11h e das 19h às 21h. Para a inscrição, é necessário levar o formulário de inscrição disponibilizado no edital junto de uma foto 3×4, uma cópia da identidade e CPF, comprovante de residência e uma cópia do histórico do ensino médio (para os que já concluíram o ensino médio) ou uma declaração de concluinte (para os que ainda estão cursando o ensino médio).

Vagas também no campus de Campina Grande

No campus de Campina Grande, a UFCG está disponibilizando 350 vagas. As inscrições serão realizadas de 13 a 17 de fevereiro no Hall da Biblioteca Central da UFCG, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min. Serão exigidos: uma foto 3×4, cópias da identidade, CPF, Histórico do Ensino Médio (para quem já terminou), declaração de concluinte (para os que vão concluir o Ensino Médio em 2017), comprovante de residência e o pagamento de uma taxa de R$ 10.

Os candidatos serão selecionados mediante sorteio, a ser realizado no dia 18 de fevereiro, às 14h30min, no Ginásio de Esportes da UFCG. Os sorteados devem confirmar a matrícula de 20 a 24 de fevereiro, das 18h30min às 21h30min, Bloco CA, 1º andar.

As aulas iniciarão no dia 06 de março no Bloco CA, de segunda a sexta-feira, das 18h30min às 21h30min.

UFPB oferece 60 vagas

O Grupo PET/Conexões de Saberes “Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade” lançou o edital 02/2017 para o preenchimento de 60 vagas no Cursinho Pré-Universitário. Poderão se inscrever os estudantes egressos do Ensino Médio provenientes de escolas públicas e/ou alunos que cursaram o Ensino Médio da rede privada com bolsa integral.

As inscrições serão realizadas até o dia 17 deste mês, de segunda a sexta, das 18h às 20h, no ambiente 34, no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa.

Os interessados devem apresentar cópia do Histórico Escolar completo para alunos que já concluíram o Ensino Médio em instituições públicas; cópia do comprovante de rendimento familiar de até três salários mínimos mensais (contracheque, recibos ou declarações comprovadas); cópia do comprovante de residência; cópia da Carteira de Identidade (com foto legível); CPF; cópia da declaração de isento do Imposto de Renda – 2016; formulário de inscrição devidamente preenchido; e declaração de raça/etnia.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7446 ou acessando o edital 02/2017 Cursinho Pré-universitário.

Rammom Monte do Correio da Paraíba

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627