Passear com o cachorro pode ajudar a perder peso; veja mais exercícios

Publicado em sexta-feira, novembro 1, 2013 ·

passea-cachorroO verão está chegando e muita gente já começa a se preocupar com o corpo. No Bem Estar desta sexta-feira (1), o médico do esporte Gustavo Magliocca e o educador físico Maicon Reis deram dicas de alguns exercícios que podem ajudar a fortalecer os músculos e a perder peso.

Segundo os especialistas, até mesmo atividades simples, como levar o cachorro para passear, já  podem fazer diferença. No entanto, é preciso ter regularidade para que o resultado apareça – o ideal é caminhar, por exemplo, no mínimo 3 vezes por semana, com o animal de estimação. No caso da empregada doméstica Mariene Brito, por exemplo, a caminhada diária com o cachorro do patrão trouxe benefícios para a balança – ela perdeu 7 kg, como mostrou a reportagem da Marina Araújo (confira no vídeo abaixo).

Quando o cachorro puxa a coleira ou dá um pique mais forte, por exemplo, ele automaticamente obriga a pessoa a fazer o mesmo, o que trabalha a musculatura, a resistência e a respiração, além de ser uma atividade ao ar livre, como defende a ex-tenista Vanessa Menga, que hoje participa do movimento “Mulheres unidas de atitudes saudáveis”.

Para quem não tem cachorro, no entanto, existem ainda outros exercícios que podem ajudar a conquistar aquela barriguinha sarada. De acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, é bom ressaltar que a barriga sarada só aparece depois de uma combinação de alimentação saudável e atividade física regular – e querer andar de biquíni ou sunga na praia sem preocupação pode ser um grande estímulo para quem precisa começar a se exercitar. Fora isso, os especialistas explicam que fortalecer os músculos ajuda a perder peso mais rápido, além de proteger os ossos e articulações e diminuir a dor nas costas já que melhora a postura.

Há ainda uma nova moda nas academias que pode ajudar na queima calórica: obatukabeats. O apresentador Fernando Rocha participou de uma aula, que mistura ritmos afro, rumba, tambor, salsa, forró e samba a ritmos mais modernos, como os eletrônicos e o hip hop – tudo na sintonia dos batimentos do coração (veja no vídeo ao lado).

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, essas atividades que queimam muitas calorias são boas para quem quer perder gordura localizada porque aceleram o metabolismo.

Exercícios (Foto: Arte/G1)

Confira abaixo alguns dos exercícios recomendados no programa de hoje:

Para fortalecer o abdômen
1. Sente em uma cadeira e, com os braços cruzados no peito e a coluna ereta, levante e respire. Sente novamente, ainda com os braços cruzados, e solte o ar. Quem quiser, pode segurar um cabo de vassoura na horizontal, com os dois braços esticados, e repetir o movimento de sentar e levantar da cadeira, respirando e soltando o ar. O ideal, segundo o educador físico Maicon Reis, é fazer 3 séries de 10 ou 15 repetições.

2. Com um colchonete no chão, deite de bruços e coloque os cotovelos no chão na altura dos ombros. Para quem está iniciando, é ideal ficar com os joelhos no chão e levantar o tronco alinhado, sustentando o corpo. Quem quiser se arriscar, pode tirar os joelhos do chão e tentar segurar o corpo, fortalecendo a barriga.

3. Outra opção de exercício é com uma bola, como mostrou o educador físico Maicon Reis. Com a barriga para cima e com a bola entre os joelhos dobrados, levante o tronco e segure o corpo no alto, com o abdômen contraído.

Para melhorar a postura
De pé, segure um cabo de vassoura à frente do corpo com as duas mãos e flexione os joelhos abaixando o corpo, sem deixar o joelho ultrapassar a linha dos pés. É importante manter sempre a curvatura da coluna reta, para evitar lesões, como alertou o médico do esporte Gustavo Magliocca.

Bem Estar

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