Paraibanos são resgatados em situação degradante em Brasília; MP procura aliciadores de trabalho em Nova Floresta

Publicado em sexta-feira, julho 11, 2014 ·

MTE
MTE

O Ministério Público do Trabalho (MPT) conseguiu resgatar 30 trabalhadores paraibanos de uma situação de trabalho degradante na cidade de Planaltina, no Distrito Federal. O MPT recebeu uma denúncia por telefone e resolveu averiguar a situação. A princípio não foi contatado o trabalho escravo, mas havia uma situação degradante.

“O MPT em Brasília decidiu que a empresa devia indenizar os trabalhos, ressarcir a passagem de ida para o DF e a de volta. As ações ficaram em até R$ 8 mil para cada trabalhador”, contou o procurador Eduardo Varandas. O aliciamento dos trabalhadores aconteceu na cidade de Nova Floresta.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Os procuradores constataram que havia 11 trabalhadores por alojamento, fiação elétrica descoberta, com risco de incêndio, mas não foram verificadas jornadas extenuantes de trabalho e servidão por dívida, situações que configurariam trabalho escravo.

Os dois procuradores mais um auditor do trabalho, se reuniram e eles entenderam pela não ocorrência do trabalho escravo. “Mas isso não tira a gravidade do problema. Houve o aliciamento e vamos investigar quem fez o aliciamento”, conta varandas.

O procurador garantiu que o MP agora vai atrás do agente que fez o aliciamento de tráfico interno, que seria um mineiro conhecido como Juscelino. “Queremos saber quem é o contato dele em Nova Floresta. O procedimento começou na procuradoria de Brasília, já que contataram a MPT de Minas Gerais e nós aqui vamos procurar saber quem é o contato dele na Paraíba. O delito atingiu três unidades da Federação. Podemos ter mais caos que poderão ser descobertos através desses”, finalizou.

Paulo Dantas

 

Comentários

Tags : , , , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br