Paraíba apresenta roteiros durante Feira Regional de Turismo Rural

Publicado em terça-feira, agosto 23, 2011 ·

CaririAtracoesTuristicas1A Paraíba oferece 53 praias em seus 117 km de extensão da costa, mas o interior revela belezas igualmente inesquecíveis, com boa gente, gastronomia impecável e um cenário de paisagem cinematográfica. O Estado apresentará no seu estande na 7ª Feira Regional de Turismo Rural, a Ruraltur 2011, opções de roteiros de turismo rural com hospedagens acolhedoras, onde o visitante pode desfrutar da paisagem preservada, do convívio com os locais e participar da rotina das cidades. A Feira acontece de 01 a 03 de setembro, na Fiep, em Campina Grande.

Entre os roteiros que a Paraíba apresentará na Feira de Turismo Rural destaca-se o Roteiro Integrado Civilização do Açúcar. Propondo um passeio pela história dos ciclos da cana de açúcar, a cana moldou os costumes da região, criou ícones de gastronomia e de uma cultura bem peculiar. O roteiro, que integra Pernambuco e Alagoas, na Paraíba propõe uma viagem no tempo que começa em Areia, cidade a 124 km de João Pessoa que foi um dos mais importantes centros produtores de cana do Brasil, com mais de duzentos engenhos.

A cidade que respira cultura hoje é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e mantém seu complexo de casarios coloniais preservados, além de manter em funcionamento o Teatro Minerva, o primeiro do Estado, inaugurado em 1859. No campus da Universidade Federal da Paraíba, o Museu da Rapadura mostra a evolução do maquinário, com exposição de peças originais dos engenhos da época da Civilização do Açúcar.

Na gastronomia os passeios ficam por conta da visitação das fábricas de cachaça e dos pequenos engenhos que mantém ainda o modo de produção artesanal da rapadura, melaço, entre outros itens. Em areia são aproximadamente 30 produtores, abertos a visitação e degustação dos produtos.

Ainda no Brejo paraibano, em Alagoa Grande, localizada a 111 km da capital paraibana, o visitante pode conhecer o teatro Santa Ignês, de 105 anos, e o Memorial Jackson do Pandeiro que reúne parte do acervo do compositor.

Cariri e Sertão

Rumo ao Cariri, vale uma passada pela cidade de Ingá para conhecer um dos mais impressionantes monumentos arqueológicos do mundo. A Pedra do Ingá é um monólito de 24 metros de extensão por três de altura repleto de inscrições itacoatiaras. Elas são diferentes das pinturas rupestres porque são feitas em baixo relevo, como inscrições na rocha.

Mas se você gosta de cinema não deixe de visitar a “Roliúde Brasileira”, Cabaceiras. O município que ganhou fama por servir de locação a filmes como ‘Cinema, Aspirinas e Urubus’, de Marcelo Gomes, e ‘O Auto da Compadecida’, de Guel Arraes, será o próximo cenário anunciado para a próxima produção de uma das novelas da Rede Globo.

Além de território das artes, Cabaceiras merece atenção pela diversidade de espécies animais, só entre os pássaros, são mais de 600 espécies, como o Carcará e a Siriema, além do seu grande astro, o Bode. No Lajedo de Pai Mateus o visitante encontra um platô de 1,5 km² sobre o qual estão equilibrados mais de 100 blocos moldados pelo vento em formatos que desafiam a imaginação.

Sebrae

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627