Países realizam atividades em celebração ao Dia Internacional da Mãe Terra

Publicado em quinta-feira, abril 21, 2011 ·

Terra“Para alcançar um equilíbrio justo entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras é necessário promover a harmonia com a natureza e com a Terra”. Isso é o que determina o texto da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra. Para celebrar a data e defender a causa, diversas atividades tiveram início na quarta (20), em países da América Latina.

Na capital da Bolívia, La Paz, a comemoração começou nesta quarta-feira com uma feira no centro da cidade, que tem por objetivo contribuir para a formação de uma consciência mundial sobre a importância da preservação da natureza. Na feira são divulgados os perigos resultantes das mudanças climáticas, do aquecimento global e das agressões ao meio ambiente, motivados por interesses econômicos e mercantilistas.
A celebração do Dia da Mãe Terra na Bolívia acontece dois dias antes da data oficial, para dar mais visibilidade ao tema no país e para não deixar a data ser ofuscada pelo feriado da Semana Santa. O presidente Evo Morales vem assumindo um papel importante nas ações de preservação da natureza. Em diversos eventos sobre o tema, o chefe boliviano defendeu a necessidade de se preservar os recursos naturais como fontes de vida. Em várias oportunidades Morales reivindicou para a ONU a declaração dos direitos da Mãe Terra.
“Os direitos da Mãe Terra são mais importantes inclusive do que os próprios direitos humanos, porque se o planeta fosse extinto pelo desrespeito e pela mudança de políticas irracionais de industrialização, a humanidade deixaria de existir”, defende.
No próximo dia 22 de abril, a ONU realizará um diálogo interativo que reunirá oito palestrantes de diferentes países, além de representantes de outras organizações, para debaterem sobre a divergência entre a mercantilização da natureza e a necessidade de sua preservação como única fonte de vida. De acordo com o informe, os resultados deste diálogo serão o início para o processo da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável que será realizado no Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 4 e 6 de junho de 2012, o Rio 20.
Também em comemoração ao Dia Internacional da Terra, diversas organizações sociais participam, amanhã (21), de um ato artístico-cultural em Temuco, no Chile, no marco da Jornada de Expressão e Movimento em Homenagem à Terra, para o Respeito e sua Defesa. O integrante da Rede de organizações sociais e cidadãs de Temuco ‘Pela Terra’, Alfredo Seguel, explicou que o objetivo do evento é conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais que existem na região de Araucânia. Segundo ele, Temuco é a segunda cidade mais contaminada do Chile.
Disse ainda que essa comemoração se dá em um contexto alarmante resultado da contaminação, e alertou sobre a ausência de políticas de reciclagem ou de reutilização do lixo que não tem tratamento.
Já em Morelos, no México, as celebrações acontecerão no sábado (30) e no domingo (1º) na Casa da Rede em Cuernavaca. Entre os temas que serão discutidos estão ‘Soberania Alimentar’, ‘Novas tendências nas redes sociais para a transformação’, ‘Alquimia Social: Colaboração em grande escala para o despertar de consciência’ e ‘Como trabalhar em favor do planeta’. O evento é gratuito e aberto ao público.

Tatiana Félix
Com informações da ABI, Prensa Latina e Observatório.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627