Pacientes são mantidos vivos com respiradores manuais em MS

Publicado em quarta-feira, Maio 25, 2011 ·

32181729320110Há dois meses a reportagem do BDMS da TV Morena entrou no maior hospital de Mato Grosso do Sul, a Santa Casa, e, com a ajuda de uma microcâmera, revelou imagens estarrecedoras.

Pacientes sobrevivendo graças aos enfermeiras que tinham uma única função: bombear os respiradores manuais porque não haviam equipamentos eletrônicos. Naquele dia, 23 de março, os dois pacientes graves que recebiam atendimento improvisado no centro cirúrgico acabaram morrendo.

A reportagem ouviu várias autoridades que prometeram mudanças e investimentos. E nessa segunda-feira (23), exatamente dois meses após a denúncia exibida no Bom Dia MS, a produção do programa retornou aos mesmos locais para verificar, com uma microcâmera, o que havia mudado.

E o que foi constatado em pouco difere das imagens captadas na primeira reportagem. A ala de emergência continuava lotada, com pacientes aos gritos pedindo pela ajuda. Para manter os pacientes respirando, enfermeiras ainda se revezavam nos respiradores manuais.

No setor de ortopedia, as macas continuavam espalhadas pelos corredores. Pacientes aguardavam, há dias, pela cirurgia em camas improvisadas. A situação nas UTIs também era mesma. Muitos aparelhos desligados ou sem utilização.

Dos cinco pacientes que estavam sendo atendidos com respiradores manuais mostrados na reportagem, quatro teriam morrido no início da noite desta terça-feira (24).

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627