PAC da mobilidade: João Pessoa é uma das contempladas

Publicado em segunda-feira, Abril 23, 2012 ·

 

Anúncio será feito nesta terça pela Presidenta Dilma durante solenidade em Brasília.

A presidenta Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira (24) o Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) de mobilidade para 24 cidades com mais de 700 mil habitantes, entre elas João Pessoa.  A capital da Paraíba será contemplada com projetos de Bus Rapid Transit (BRT) e Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), graças a iniciativa do vereador Raoni Mendes(PDT)  que pessoalmente requereu via ofício entregue nas mãos do ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro, a parceria e a colaboração do governo federal para a concretização do “Plano Municipal de Mobilidade Urbana”.

No documento que foi entregue ao ministro no início de  março, o vereador pessoense, defende a proposta de implantação de BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de ônibus de alta capacidade no mesmo modelo utilizado em Curitiba. “Além de ser um meio de transporte público mais barato de construir do que um metrô, o BRT tem capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos”, justificou Raoni.

O vereador ressalta que o executivo municipal está colocando em prática o projeto “Caminhos Livres”, que já abriu novas vias, alargou avenidas, criou anel viário, sistema de binários, tudo para tentar ‘desafogar’ o trânsito na capital, principalmente nos horários de pico. “Mesmo com todas essas intervenções feitas pela Prefeitura à situação do trânsito em João Pessoa ainda é caótica. O projeto é arrojado e audacioso, e eu percebo que para o mesmo se tornar realidade é de extrema importância abrir o campo das parcerias com as instâncias do governo federal, principalmente com o ministério das cidades”, afirmou Raoni.

Edileide Vilaça para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627