Oportunidades: inscrições abertas para bolsas de estudos e festivais culturais

Publicado em terça-feira, Março 27, 2012 ·

Quer estudar no exterior? Então fique atento/a aos editais divulgados pelo programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal do Brasil. Estão abertas chamadas para graduação sanduíche em pelo menos sete países: Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. As inscrições vão até o dia 30 abril.

As bolsas são destinadas a estudantes que estejam matriculados/as em um curso no nível superior nas áreas e nos temas do programa. Além disso, é necessário ter nacionalidade brasileira; ter cursado entre 20% e 90% do currículo previsto no curso; garantir que ficará no Brasil pelo menos o dobro do tempo que permanecerá no exterior para a realização da graduação sanduíche; e ter sido aprovado/a nos testes de proficiência exigidos no país de destino.

A ideia, segundo o Programa, é garantir a formação de profissionais qualificados no exterior, assim como estimular a pesquisa de brasileiros/as em outros países nas 18 áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras: engenharia e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; indústria criativa; novas tecnologias de engenharia construtiva; e formação de tecnólogos.

Para inscrições e mais informações, consulte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/

Mais bolsas

Para os/as brasileiros/as, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do estado de São Paulo também oferece bolsas de estudo. Os descontos podem ser integrais ou parciais, dependendo do curso escolhido na instituição. O período de pedido de bolsa varia de acordo com as inscrições dos cursos: aproximadamente dois meses antes do início das aulas até o preenchimento das vagas ou cinco dias antes do curso.

Podem solicitar descontos pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos e que não estejam matriculados/as em outros cursos do Senac São Paulo ou participando de outros pedidos de bolsas da instituição. Estudantes bolsistas que abandonaram o curso no Senac São Paulo nos últimos dois anos não podem concorrer à bolsa.

Os/as interessados/as que preenchem os requisitos devem escolher o curso e se cadastrar no portal do Senac para pedir a bolsa. Saiba mais em: http://www.sp.senac.br/

Inscrições de Esquetes

As oportunidades não se restringem apenas a bolsas de estudos. Quem é do teatro, por exemplo, pode inscrever esquetes para participar do II Festival CurtaCena de Teatro, que acontecerá em Salvador (BA), entre os dias 1° e 3 de junho. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de abril.

Os grupos interessados em participar da mostra devem preencher a ficha de inscrição disponível do sítio do Festival (www.festivalcurtacenadeteatro.com.br) e enviá-la – juntamente com três cópias do texto da esquete, breve currículo dos/as participantes e proposta da montagem – para o endereço: Rua Padre Camilo Torrend, 96, ap. 601. Ed. Maria Luiza, Federação. Salvador / Bahia. CEP: 40210-650. Os documentos deverão ser enviados através de Sedex ou Carta Registrada.

Uma comissão selecionará 16 trabalhos que se apresentarão durante os dias do Festival. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 1° e 3 de junho no Teatro Gamboa Nova, em Salvador, Bahia. Na ocasião, cinco grupos serão premiados nas categorias: Melhor Esquete, Melhor Texto Original, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Ator. O ingresso será a doação de um livro literário por dia de Festival.

Para mais informações, acesse: http://www.festivalcurtacenadeteatro.com.br/

adital

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627