no município de Capim

Operação da PF investiga fraudes em aposentadorias rurais da Paraíba

Publicado em quarta-feira, agosto 19, 2020 ·

Uma operação da Polícia Federal cumpriu uma ordem judicial na manhã de hoje (19), no município de Capim, no Brejo da Paraíba. A polícia investiga a emissão de documentos falsos para a obtenção de benefícios previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esta é a segunda fase da operação Capim Fértil no estado.

Na primeira etapa, a PF afirmou que o prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 4 milhões. A Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários afirma que um proprietário rural emitiu mais de 60 declarações falsas para pessoas que nunca trabalharam em suas terras, com objetivo de obter benefícios rurais previdenciários.

Entenda o caso –  Essa operação trata-se de desdobramento da Operação “CAPIM FÉRTIL” iniciada para investigar fraudes contra o INSS por requerentes de benefícios rurais previdenciários, que utilizavam documentos e declarações falsas para obter benefícios irregulares junto àquela Autarquia Previdenciária, totalizando mais de 60 empregados – conforme declarações expedidas.

O indício de fraude foi constatado a partir de denúncia anônima narrando que o proprietário do imóvel rural cobrava para emitir referidas declarações, sendo que nessa fase da operação foi possível identificar uma das autoras intelectuais e documentais do crime, que articulava a parte formal do delito.

Embasado nas provas constantes dos autos, a Autoridade Policial que preside o feito representou por mandado de busca e apreensão na casa de um(a) investigado(a), deferido pela Justiça Federal e cumprido pela Superintendência de Polícia Federal na Paraíba.

O crime resultou em um rombo de aproximadamente cinco milhões de reais aos cofres públicos, conforme divulgado pela Secretaria da Previdência. As investigações permanecem e a partir desse desdobramento, os materiais apreendidos serão analisados e confrontados para identificar eventuais participantes e sua posterior responsabilização.

pbagora com PF

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627