Ocupação desordenada: erosão já atinge 42% do litoral paraibano

Publicado em domingo, setembro 30, 2012 ·

Foto: Nalva Figueiredo

O último estudo encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente sobre a situação do litoral paraibano, em 2006, aponta que 42% dos seus 140 quilômetros estão ameaçados pela erosão e só há equilíbrio em 21% da costa. Os pesquisadores consideraram o dado ‘alarmante’ e agravado pelas características geográficas e pela ocupação inadequada da faixa costeira. Seis anos depois, a situação só se agravou.

Do norte ao sul, em diversas praias é possível ver os efeitos do avanço do mar, destruindo propriedades e demandado investimentos altos para a construção de obras de proteção. São 13 municípios no litoral (onde vivem mais de um milhão de pessoas) e nove têm costa marítima. Destes, só cinco aderiram ao Projeto Orla, iniciativa federal pactuada com estados e municípios que tem como objetivo planejar e implementar melhorias nas áreas de praia.

De acordo com o geógrafo Hélio França, professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, a erosão faz parte da dinâmica normal da costa. Entretanto, a ação humana tem acelerado o processo no Estado. “Isso, comumente, é evidenciado quando nessas áreas existem ocupações humanas ou são áreas com potencial paisagístico de interesse turístico e econômico. Na Paraíba, em determinadas áreas, as ocupações urbanas invadiram a faixa ativa de variabilidade do perfil praial, onde ocorrem redefinições na faixa de praia e pós-praia”, explica.

O Diagnóstico da Erosão Costeira no Estado da Paraíba, encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente para dar suporte às ações do Projeto Orla, aponta que o litoral do Estado tem um déficit de sedimentos necessários para reposição em áreas que sofrem ação do mar e do vento. As construções, segundo o estudo, intensificam o problema natural, ao se posicionarem sobre as áreas onde deveriam estar esses já escassos sedimentos, evitando assim que haja deslocamento para reposição nas áreas degradadas.

Jornal Correio da Paraíba

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627