Novo remédio contra câncer obtém bons resultados em 1ª fase de testes

Publicado em domingo, junho 3, 2012 ·

Imagem ilustrativa (Foto: EFE)

Remédios que estimulam a capacidade do sistema de defesa do corpo humano de reconhecer e atacar o câncer passaram com sucesso pela primeira fase de testes e receberam autorização para novas experiências. O tratamento é promissor contra cânceres avançados de pulmão, pele e rins.

Os resultados dos primeiros testes clínicos foram publicados pela revista médica “New England Journal of Medicine” e apresentados durante o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

O princípio desses medicamentos é bloquear um processo natural da evolução do câncer. Nele, uma proteína chamada PD-L1, que fica na superfície das células cancerosas, se liga a outra proteína, a PD-1, que fica nas células do sistema de defesa do organismo. A ligação funciona como um “escudo” bioquímico que impede a destruição do tumor.

Um dos remédios desenvolvidos bloqueia a PD-1 e o outro impede a ação da PD-L1. Os dois foram testados em estudos separados, desenvolvidos em hospitais dos Estados Unidos.

Os resultados variaram de acordo com o medicamento usado e a doença tratada. A menor resposta positiva foi de 10% – pacientes com câncer de pulmão que usaram o remédio contra a PD-L1 – e a maior foi de 28% – pacientes com melanoma, um tipo de câncer de pele, que usaram o remédio contra a PD-1.

Pode parecer pouco, mas os números são bons, tendo em vista que são casos avançados em que não há muitas opções de tratamento.

G1

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627