Novo presidente do TJ promete combater a morosidade e a improbidade no Judiciário

Publicado em sexta-feira, Janeiro 30, 2015 ·

posseOs integrantes da Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual para o biênio 2015/2016 foram empossados, na tarde desta sexta-feira (30), em solenidade bastante prestigiada no Teatro  Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Em discurso de posse, o novo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti, prometeu trabalhar para que as ações judiciais em curso sejam analisadas de forma mais célere.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Em seu discurso, além dos desafios da magistratura brasileira, o presidente empossado apontou alguns direcionamentos necessários ao Estado. “Os tribunais precisam melhor se aparelhar, se informatizar, construir fóruns com condições mínimas para a prática dos atos judiciais, ter mais servidores e mais juízes”, afirmou.
“Tenho a intenção de combater as principais mazelas do Judiciário, como a morosidade, a improbidade administrativa, além de cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e impulsionar o Processo Judicial Eletrônico (Pje)”, complementou.

O novo presidente também afirmou que assume o cargo diante de uma grave crise, de recessão econômica, que apresenta uma “realidade preocupante”, com demissões em massa em diversos setores da sociedade. Ele também defendeu o investimento na educação em tempo integral nas escolas e medidas de segurança eficazes para enfrentar o crescimento da onda de violência no Estado. “Mesmo assim, temos esperança de superação e de dias melhores”, afirmou.

O desembargador Marcos Cavalcanti defendeu ainda a abertura de concurso público para provimento de novos juízes e servidores para o Tribunal de Justiça. Ele citou a necessidade de investimento urgente na estrutura do Poder Judiciário para poder oferecer um melhor serviço à sociedade.

“Gostaria de poder dizer no final do meu biênio administrativo fiz alguma coisa no combate à morosidade da justiça, melhorei a prestação jurisdicional na Paraíba, para que me fosse dado afirmar como um dos maiores brasileiros o Presidente Epitácio Pessoa: “Nunca ninguém, por mais humilde que fosse, apelou para mim, em nome da justiça, que me não visse logo, pessoalmente, empenhado na defesa do seu direito””, discussou.

Por fim, Marcos Cavalcanti agradeceu a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB) na solenidade e defendeu a abertura do diálogo permanente e harmônico entre os três poderes constituídos – Executivo, Judiciário e Legislativo. O desembargador ainda pediu à Assembleia Legislativa da Paraíba celeridade na tramitação de projeto de lei relativo ao reajuste anual dos servidores do Judiciário.

O desembargador Marcos Cavalcanti é o 48º presidente do TJPB e o 5º magistrado filho da cidade de Mamanguape a assumir a chefia da mais alta Corte de Justiça do Estado. Junto com ele, assumem o novo vice-presidente da Corte, desembargador Ricardo Porto e corregedor-Geral de Justiça, desembargador Arnóbio Teodósio.

 

Ângelo Medeiros com Walter Santos
WSCOM Online

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627