Nilda Gondim diz que reforma política deve priorizar vontade popular e fortalecer partidos

Publicado em terça-feira, Maio 17, 2011 ·

Deputada Nilda Gondim em seu gabinete na Câmara
Deputada Nilda Gondim em seu gabinete na Câmara

A reforma política que se encontra em discussão no Congresso Nacional deve priorizar os interesses da população e o fortalecimento dos partidos políticos, segundo defende a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB). Para ela, uma das questões que merece ser revista diz respeito à eleição de muitos candidatos que não conseguem sequer a quantidade mínima de votos, mas acabam ocupando o lugar de outros muito bem votados, e vocacionados, em razão da presença, em suas coligações, dos chamados puxadores de votos.

“Os puxadores de votos são personagens que nem sempre têm vocação política, mas acabam obtendo votações expressivas por causa de fenômenos históricos motivados, por exemplo, pelo nem sempre coerente ‘voto de protesto’. E o resultado disso é a presença, nas Casas Legislativas, de muitos parlamentares que, além de não terem a confiança do eleitor (sentimento que é manifestado através do voto), também não têm compromisso com os interesses da coletividade”, observou Nilda Gondim, que na última sexta-feira (13) participou de debate sobre reforma política realizado na sede da Associação Comercial de Campina Grande/PB.

O evento fez parte da programação do Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores (PT), e coube ao senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que é membro da Comissão Especial Interna do Senado Federal que regulamenta à Reforma Política, fazer uma exposição sobre o tema. Também participaram do debate o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, o presidente do Diretório Municipal do PT em Campina Grande, Alexandre Almeida, os deputados federais Luís Couto (PT) e Nilda Gondim (PMDB), e os deputados estaduais Luciano Cartaxo, Frei Anastácio e Anísio Maia.

Na oportunidade, Vital do Rêgo Filho informou que o Senado da República está empenhado na busca de um modelo de representação mais aproximado de Reforma Política do que realmente deseja a população. Ele citou temas como a continuação ou o fim do voto proporcional, e também criticou a questão dos “puxadores de votos”, que conduz à Câmara figuras pouco votadas e deixa de fora candidatos competentes. “Esses temas devem ser amplamente discutidos pela Comissão, pois o fortalecimento dos partidos é um dos eixos de qualquer proposta séria de reforma política”, enfatizou.

Posse de secretários – Em Campina Grande, a deputada federal Nilda Gondim prestigiou a posse dos novos auxiliares da administração municipal. Foram empossados os novos secretários de Esporte Juventude e Lazer, Metuselá Agra, e da Agricultura, João de Deus Rodrigues, e o novo procurador geral adjunto Cícero Gutemberg Rodembusch. A solenidade aconteceu na sala do secretário-chefe de Gabinete do prefeito Veneziano e suplente de deputado estadual pelo PMDB, Ivaldo Moraes.

Gabinete da deputada federal Nilda Gondim para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627