Nice Almeida – Seca é seca, São João é outra coisa

Publicado em domingo, Março 25, 2012 ·

O Nordeste está vivendo uma das maiores secas já vistas nos últimos anos. A Paraíba, claro, também tem sofrido com a falta de chuva que traz consigo uma ‘tsunami’ de coisas ruins, a fome é uma das piores. Esta semana o governador paraibano, Ricardo Coutinho (PSB), decretou situação de emergência em 170 municípios, entre eles Arara, Bananeiras, Casserengue e Solânea.

Por conta dessa realidade, algumas pessoas estão defendendo que os prefeitos de municípios paraibanos cancelem os festejos juninos sob o argumento de que não é concebível que um gestor gaste milhões de reais com festas enquanto o povo sofre com a seca.

Eu concordo em parte. Acredito que também não podemos radicalizar esse tema e aqui vou falar sob o aspecto de quem está… digamos… do outro lado da história.

Fico me perguntando: acabar com o São João não traria ainda mais prejuízos para estes municípios?

Certo! Eu concordo que não dá para ficar gastando milhões com cantores que cobram cachês altíssimos para cantar por apenas uma ou no máximo duas horas. Mas também acabar de vez com os festejos juninos seria tirar o restinho de esperança que esse povo tem, já que milhares de famílias se beneficiam dos lucros que essas festas trazem às suas cidades.

Vejamos o exemplo de Solânea: quantos pais de família (trabalhadores autônomos) conseguem antecipar seu 13º salário durante os 12 dias de festa realizada na cidade? Quantos milhões de reais devem ser injetados nesse município por conta dos festejos juninos? Quanto devem lucrar os donos de hotéis e pousadas, os vendedores de lanches e de bebidas, os vendedores de chapéus e de roupas e sapatos, os donos de restaurantes, etc., etc., etc.

Apesar da seca, indiscutivelmente preocupante, esses festejos geram emprego e renda para a população e, sem essa festa, aquilo que está ruim pode conseguir ficar ainda pior. Seria… como diria minha avó… descobrir um santo para cobrir outro, ou, trocar seis por meia dúzia.

O texto é de inteira responsabilidade do assinante

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627