Nice Almeida – Junho: começou a festa

Publicado em segunda-feira, junho 4, 2012 ·

Chegamos a junho e, ao contrário dos anos ‘comuns’, em ano eleitoral esse mês não traz consigo apenas os festejos juninos. É dada, oficialmente, a largada para o pleito eleitoral. Começa a contagem regressiva para as decisões finais dos políticos e dos partidos. Agora é tudo ou nada. Quem é amigo é amigo, quem não é rompe de vez e, quem está em cima do muro, em junho, é obrigado a se definir. Em alguns casos, os amigos viram inimigos e vice-versa.

As cidades já estão super aquecidas e não é pelo efeito provocado pelas fogueiras e nem pelos fogos de artifício. O assunto do momento é: quem vai vencer quem no dia 7 de outubro?

Quem está de longe acha que João Pessoa e Campina Grande vão se transformar em um grande caldeirão fervente. Porém, quem está de perto sabe que o bom mesmo fica por conta das cidades pequenas, onde todo mundo conhece todo mundo e os políticos estão ali, ao nosso alcance (nem sempre, claro).

Na minha região (leia-se Bananeiras, Casserengue e Solânea) a animação com certeza não ficará por conta de Santo Antônio, São João e São Pedro e sim pela disputa que promete pegar fogo este ano.

Em Bananeiras uma única decisão e o racha foi inevitável. A prefeita Marta Ramalho decidiu, o candidato a ser apoiado por ela vai ser Douglas Lucena. Mas, Edgar Santa Cruz – até então seu aliado – não gostou nada da escolha da gestora e resolveu partir para a briga. Ele garante que não vai abrir mão da candidatura e a base da prefeita se partiu ao meio. Agora antigos aliados prometem esquentar o clima já bastante agitado. Ah! Não podemos esquecer que na disputa também estão os nomes de Ana Virgínia – esposa do ex-prefeito Augusto Bezerra – e Pedrinho Cirne.

Agora vamos a Casserengue, onde eu acho que a disputa será uma das mais emocionantes. Não porque lá a briga será mais acirrada, mas porque serão dois irmãos lutando pela vaga de prefeito, um contra o outro, Luiz Carlos versus Orlando da Galinha, como é popularmente conhecido. Entretanto, pelos relatos das minhas fontes, é Luiz Carlos quem está despontando como favorito na cidade. Essa ‘briga’, confesso, gostaria muito de acompanhar de perto, mas infelizmente a disputa de João Pessoa já vai ser o suficiente para me consumir.

Chegamos a Solânea. Nessa não vai ser muito diferente das outras e, pelo que já se vê na cidade, a disputa será muito acirrada. Os nomes postos até agora são o do atual prefeito Dr. Chiquinho, dos ex-prefeitos Beto Brasil e Nal Viana e Kaiser que deve ser a segunda opção, caso Beto desista, a exemplo do que fez em 2010 quando se candidatou a deputado estadual.

Mas, os nomes que esquentam as rodas de conversa da cidade são mesmo os de Dr. Chiquinho e Beto Brasil. Nessa disputa podemos dizer que esses dois são os gigantes, porque aqui não tem meio termo, quem gosta de Beto não gosta de Chiquinho e quem gosta de Chiquinho não gosta de Beto. E, será este, o fator decisivo da eleição. Aquele que conseguir conquistar mais ‘amor’ com certeza sairá vencedor. Caso os dois se enfrentem, será a hora de saber qual deles foi o melhor ou qual foi o menos ruim, já que os dois já tiveram o poder nas mãos.

Em João Pessoa…

Em João Pessoa andava tudo muito tranquilo até que Luciano Agra resolveu bater de frente com Estelizabel Bezerra – a escolhida de Ricardo Coutinho. O embate entre esses dois só deve acabar mesmo no dia da convenção. O que já dá para perceber é que esse impasse de última hora não tem sido nada bom para o PSB.

Aqui quem está saindo na frente, em todas as pesquisas, é o ex-governador José Maranhão que teve as suas contas da campanha de 2010 aprovadas pelo TRE – o qual, anteriormente, havia reprovado as mesmas contas. Mas, depois da experiência do ano eleitoral anterior, Maranhão confessa que prefere não botar muita fé em pesquisa.

Tem ainda Cícero Lucena, Luciano Cartaxo, Toinho do Sopão, Ítalo Kumamoto e Renan Palmeira.

Em Campina Grande…

Na Rainha da Borborema a briga é mesmo de gigantes: Daniella Ribeiro, Tatiana Medeiros, Romero Rodrigues e Artur Bolinha. Como sempre o mês em que se promove o maior São João do mundo vai ser de muito ‘arrasta pé’ na cidade. Nesse caso, serão os políticos que terão que gastar os sapatos para correr atrás dos eleitores.

Calendário…

Todos os nomes aqui citados ainda se enquadram apenas na nomenclatura de pré-candidatos. A partir do próximo domingo (10) é que os partidos estarão liberados para realizar as suas convenções e bater o martelo decidindo quem definitivamente vai disputar as prefeituras. Os partidos terão até o dia 30 para isso e, muito provavelmente, as maiores legendas deixarão para o último dia.

 O texto é de inteira responsabilidade do assinante

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627