‘Na Ponta da Língua’ retoma apresentações na Paraíba e visita várias cidades do Brejo

Publicado em quarta-feira, agosto 1, 2012 ·

O projeto Na Ponta da Língua está de volta à Paraíba para mais uma série de apresentações. Esta semana a trupe vai circular pelas cidades de Guarabira, Araçagi e Cuitegi. Serão quatro dias de apresentações, de hoje (30) até quinta-feira (02/8), nas escolas estaduais Monsenhor Emiliano de Cristo, Francisco Pessoa de Brito, Odilon Nelson Dantas e José Soares de Carvalho.

O Na Ponta da Língua leva para estudantes de escolas públicas as novas regras da língua portuguesa.  Idealizado pela publicitária Lina Rosa, diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura – em parceria com o Instituto Origami, o projeto é uma realização do Sesi da Paraíba. Desde fevereiro, o projeto itinerante circula a Paraíba e já passou por 13 municípios: Campina Grande, Lagoa Seca, Queimadas, São José da Mata, João Pessoa, Rio Tinto, Bayeux, Cajazeiras, Sousa,Patos, Itaporanga, Santa Rita e Guarabira.

O Na Ponta da Língua conta com apresentações teatrais nas escolas, curtas-metragens em animação, cartilhas e um joguinho eletrônico temático. “Num mix criativo de elementos didáticos e historinhas cômicas, os alunos vão aprender sem sentir a formalidade do processo”, explica Lina Rosa. Cartilha, filmes e músicas estão disponíveis no www.napontadalinguaportuguesa.com.br.

Sobre a Reforma Ortográfica – A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009 e deve ser implementada até 2012. O acordo foi assinado por representantes dos governos dos oito países que tem o português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Segundo estudos, a língua portuguesa está entre uma das dez línguas mais faladas no mundo – estima-se que o mundo lusófono possua aproximadamente 250 milhões de pessoas – e possui duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento do português como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). A ortografia-padrão facilitará não apenas a entrada dos falantes de português na ONU, como também o intercâmbio cultural e econômico entre eles.

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES

SEGUNDA, 30/07 – E.E. MONSENHOR EMILIANO DE CRISTO – GUARABIRA

Rua João Lordão, 125 – Nordeste 2 – Guarabira

1ª apresentação: 09h30

2ª apresentação: 13h30

3ª apresentação: 20h30

Local: PÁTIO

TERÇA, 31/07 – E.E. FRANCISCO PESSOA DE BRITO – ARAÇAGI

Av. Olívio Maroja, s/n – São Sebastião – saída p/ Itapororoca, próx. Ginásio Poliesportivo

1ª apresentação: 09h30

2ª apresentação: 10h30

3ª apresentação: 13h30

Local: AUDITÓRIO

QUARTA, 01/08 – E.E. ODILON NELSON DANTAS – CUITEGI

Rua José Marinho de Lucena, s/n – Santo Antônio

1ª apresentação: 10h30

2ª apresentação: 13h30

3ª apresentação: 19h30

Local: GINÁSIO DE ESPORTES

QUINTA, 02/08 – E.E. JOSÉ SOARES DE CARVALHO – GUARABIRA

Rua Henrique Pacífico, 45 – Bairro Primavera

1ª apresentação: 10h00

2ª apresentação: 10h50

3ª apresentação: 13h50

4ª apresentação: 14h40

Local: GINÁSIO DE ESPORTES

Assessoria

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627