Municípios ganham ferramenta virtual que auxilia no acesso a serviços públicos

Publicado em quarta-feira, março 27, 2013 ·

Ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos, apresenta virtualmente, a localização dos serviços, órgãos e instituições voltados à superação da extrema pobreza nos municípios. O mapa foi desenvolvido com o intuito de beneficiar e orientar técnicos de assistência social de todo o Brasil.

Nele, estão disponibilizados endereços e telefones dos equipamentos públicos de assistência social, de segurança alimentar, postos de saúde e hospitais, entre outros. Alguns, inclusive, exibidos em mapas, de forma georreferenciada.

Segundo o secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, o objetivo do Mapa é servir como um guia, apoiando o atendimento à população. A ferramenta também permite que os gestores tenham uma visão mais ampla da cidade para definir ações que gerem emprego e renda.

“O mapa fornece subsídios para que o gestor tenha informação organizada para pensar os projetos de inclusão produtiva. Isto facilita o encaminhamento de famílias que procuram os serviços de assistência social”, assinala Jannuzzi.

Atualmente, o Mapa é alimentado apenas com informações obtidas pelo MDS. Mas a ideia é intensificar o conteúdo com dados fornecidos pelos próprios gestores municipais, ainda neste primeiro semestre de 2013.

 

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos

Divulgação/MDS 

  • Mapa de Oportunidades e de Serviços Públicos

O Mapa de Oportunidades e de Serviços Públicos é um portal que reúne e organiza informações de diferentes fontes, acerca de oportunidades de inclusão produtiva e disponibilidade de serviços, equipamentos e programas públicos identificados em municípios, microrregiões e estados no País.

Este Portal tem como objetivo auxiliar os técnicos dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e outros parceiros do Plano Brasil Sem Miséria nas atividades de referenciamento de públicos aos serviços existentes. Também tem o propósito de sistematizar informações e indicações de instituições que possam auxiliar gestores públicos na definição de estratégias e ações de inclusão produtiva para população em extrema pobreza e públicos-alvo do Plano Brasil Sem Miséria pelo País.

 

 

Fontes:
Plano Brasil Sem Miséria
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627