Militares simulam operação para visita do Papa em Aparecida

Publicado em domingo, julho 21, 2013 ·

exercito_faz_simulado_sobre_operacao_de_seguranca_em_aparecidaCerca de cinco mil homens das Forças Armadas realizaram neste domingo (21) em Aparecida (SP) uma simulação das ações de segurança que serão implantadas na cidade durante a visita do Papa na próxima quarta-feira (24).

O treinamento das ações previstas no trajeto do Papa, que durou cerca de 1h30, teve início com a simulação do helicóptero do Papa chegando ao Santuário Nacional escoltado pelo Exército. Em seguida, os militares simularam a escolta de um carro preto como se fosse o papamóvel até a entrada para o altar central do santuário. O trajeto de ida e volta do pontífice da Basílica ao Seminário Bom Jesus também foi simulado.

Durante todo o treinamento, o exército usou uma aeronave com olho de águia, um dispositivo que permite acompanhar imagens de toda a área com nitidez em uma central de controle.

No período da tarde, os militares se concentraram em um treinamento para a condução de ocorrências com possíveis artefatos suspeitos. Durante a simulação, os militares chegaram a isolar a área usada no exercício. Também foram realizadas atividades de defesa química, biológica, radiológica e nuclear.

O objetivo do treinamento é colocar em prática o planejamento definido nos últimos três meses, identificar as ocorrências que podem ocorrer no dia da visita e encontrar soluções para os possíveis problemas. O treinamento aconteceu feito em meio aos cerca de 100 mil fiéis que são esperados na cidade neste domingo.

Na megaoperação de segurança do Papa em Aparecida serão empregadas ao menos 305 viaturas, cinco aeronaves e quatro embarcações da Marinha. De acordo com a Aeronáutica, a operação terá uma estrutura aérea será semelhante à empregada na Copa das Confederações. Os responsáveis pela operação não acreditam que haverá protestos nos dia da visita. Participam ainda da operação o efetivo da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Federal.

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br