Maternidade conclui sindicância e afasta servidoras que trocaram corpos de bebês

Publicado em sexta-feira, Fevereiro 7, 2014 ·

Pai que teve o corpo do filho trocado
Pai que teve o corpo do filho trocado

A direção da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, divulgou nesta sexta-feira (7) que já concluiu a sindicância interna que apurou a troca de corpos de bebês que morreram no domingo (2) após nascerem prematuros e permanecerem na UTI por alguns dias. O processo administrativo determinou como ‘falta grave’ no histórico das servidoras e condicionou o retorno das atividades da técnica de enfermagem e da assistente social envolvidas no episódio somente após conclusão de um curso que vai revisar os procedimentos que dizem respeito ao desempenho destas funções.

A direção da unidade, que integra a rede estadual de saúde, reitera que lamenta profundamente o ocorrido, já pediu desculpas publicamente aos familiares dos bebês que tiverem a identidade trocada e destaca que já reforçou seus protocolos de atendimento, procedimento e segurança, para que fatos desta natureza não se repitam na unidade, que é referência em atendimento à mulher no sertão paraibano.

Segundo explicou a direção, uma servidora, que atua há 20 anos naquela unidade de saúde, não leu a etiqueta de identificação dos bebês e entregou o corpo de um deles à família errada. O engano foi desfeito assim que a direção da Maternidade identificou o acontecido, determinando, em seguida, a imediata apuração dos fatos.

O diretor da Maternidade, dr. Paulo Sérgio, explica que os bebês que faleceram eram de gravidez de alto risco, nasceram prematuros e estavam na UTI recebendo cuidados especiais. Eles foram à óbito por não resistirem a prematuridade. “O erro na identificação foi da funcionária que não leu as etiquetas e nós já abrimos sindicância para apurar os fatos”, destaca dr. Paulo.

“Ao identificarmos o erro, agimos de imediato, tanto no sentido de desfazer a troca, quanto de apurar o erro da funcionária”, completou Paulo Sérgio.

 

portal correio

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627