Mari (PB): representantes do DNIT visitam prédios da antiga rede ferroviária

Publicado em quarta-feira, Janeiro 15, 2014 ·

visitaNa manhã do último dia 10 representantes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) visitaram Mari para inspecionar os prédios públicos tombados e que faziam parte da rede ferroviária federal e que agora estão sob os cuidados do órgão. Há um processo em tramitação onde a prefeitura municipal de Mari, através do departamento de cultura, pleiteia esses prédios para ficar aos cuidados da gestão municipal..
Segundo Assis Firmino, diretor de cultura do município, ao tomar cuidado dos prédios públicos federais, a prefeitura jamais vai perseguir ninguém e que o objetivo principal é zelar os prédios e aproveitá-los como espaços para a casa dos artistas e um centro cultural da cidade. “A cidade de Mari neste dia 10 ficou surpresa. É necessário esclarecer a população para não ficar no disse me disse.
Desde que assumi a direção de cultura tenho cuidado da cultura. Os antigos prédios deixados na cidade pela rede ferroviária tem foi uma das minhas primeiras ações. Temos uma solicitação feita ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), inclusive durante o processo trouxemos o pessoal do Ipahn à Mari. Agora fomos informados que todo patrimônio deixado em Mari e no Brasil da rede ferroviária está sob o comando do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Fiz contato com o diretor regional do Dnit, mostrando o interesse da prefeitura em cuidar desses prédios e ele remeteu o ofício para Brasília.
A partir dai foi designado que o representante do DNIT da Paraíba viesse a cidade e neste dia 10 recebemos o Dr. Moacir Araújo, representante do DNIT localizado em Santa Rita e ele detectou que existe os prédios que eram da antiga rede ferroviária e que hoje pertence ao DNIT”, disse Firmino que garantiu que ao assumir esses prédios, o departamento de cultura não terá interesse de mexer com ninguém.
“O departamento de cultura não tem o interesse de tirar ninguém de onde está ou de fazer perseguição. Não se pode plantar uma semente de um comentário maldoso na cidade, para jogar o povo contra o prefeito. Nosso interesse é cuidar dos bens que a rede ferroviária deixou em Mari, caso o DNIT os repassem para a prefeitura, através do departamento de cultura.. Vamos esperar o trâmite do processo de liberação desses prédios”, garantiu Assis, que disse o que fará com os prédios.
“Através desses prédios vamos implantar uma secretaria de cultura, um centro histórico, uma casa para os artistas de Mari e vamos manter a emissora local ali, além de uma praça que a prefeitura poderá construir naquele espaço para embelezar ainda mais o centro de nossa cidade”. Assis Firmino ressaltou a importância do multimídia, agitador cultural e teatrólogo Fábio Mozart no processo de implantação da Araçá FM. “Queremos aqui ressaltar a importância do grande Fábio Mozart,  responsável direto pela implantação da rádio Araçá FM de Mari, ele foi o idealizador dessa emissora e de uma grande contribuição a cidade de Mari”.
Participaram da visita e inspeção do DNIT em Mari o vereador e presidente da Câmara Municipal José Martins, o vereador Léo Teixeira, o arquiteto da prefeitura Jackson Braz, Dedé da Prefeitura, chefe de gabinete, Assis Firmino, diretor de cultura e Érica Morgana, representando a ação social, além dos representantes do DNIT na Paraíba.
  Codecom – PM- Mari-PB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627