Mandela completa 95 anos e mostra sinais de melhora

Publicado em quinta-feira, julho 18, 2013 ·

mandelaNo dia em que completa 95 anos, Nelson Mandela parece dar sinais de uma inesperada recuperação em seu grave quadro clínico. Hospitalizado há um mês e meio por causa de uma recorrente infecção pulmonar, o ex-presidente sul-africano melhora em “um ritmo constante”, segundo informou o atual mandatário do país, Jacob Zuma. “Madiba continua no hospital em Pretória, mas seus médicos confirmaram que sua saúde apresenta melhoras”, diz a nota divulgada pela Presidência.

Em declarações na última quarta-feira, uma das filhas do líder antiapartheid usou o mesmo tom otimista para falar sobre a saúde do pai. Zindzi disse que Mandela apresentou um “progresso notável” e deverá voltar para casa “rapidamente”. “Eu fui visitá-lo na terça-feira e ele estava assistindo à televisão. Ele nos deu um largo sorriso e ergueu a mão”, contou. De acordo com os últimos boletins médicos, Mandela segue em estado crítico, mas estável.

Celebração – Com centenas de atos agendados por todo o país nesta quinta-feira, milhões de sul-africanos devem participar das comemorações do Dia Internacional de Nelson Mandela, celebrado no aniversário do líder. Nas escolas, crianças de toda a nação vão cantar Parabéns Para Você em homenagem ao ex-presidente. Em uma campanha que deve contar com a adesão de milhões de pessoas, jovens sul-africanos dedicarão 67 minutos do dia de hoje para a realização de trabalhos voluntários – cada minuto representando um ano da vida pública de Mandela.

No mesmo comunicado em que atualizou as informações sobre o estado de saúde do líder, Jacob Zuma também celebrou o aniversário de Mandela, a quem se referiu como “o pai fundador da nação”. “Desejamos a Madiba um feliz aniversário. Estamos orgulhosos que este ícone internacional seja um dos nossos e, como sul-africanos, lhe desejamos uma boa saúde.” Zuma agradeceu ainda ao apoio que o povo sul-africano tem dado ao líder durante sua internação.

Obama – Quem também parabenizou o ex-presidente da África do Sul foi Barack Obama. Em um comunicado, o líder americano relatou que sua família ficou comovida com a recente visita à cela do ativista na ilha de Robben e ressaltou que Mandela sempre será um “exemplo de fortaleza e inspiração por seu valor moral, bondade e humildade”. Outra homenagem importante agendada para esta quinta-feira vai acontecer na sede da ONU, em Nova York.

(Com agência EFE)

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br