Mais de 80% dos paraibanos vão presentear neste Dia das Mães, diz Fecomércio

Publicado em sábado, Maio 5, 2012 ·

Agradar as mães com presentes no dia delas. É isso que 80,22% dos consumidores da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) vão fazer no Dia das Mães deste ano. O levantamento foi feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) que apontou um crescimento de 0,41 pontos percentuais na intenção de presentear em relação a 2011, quando o resultado foi de 79,81%. A data é a segunda mais significativa para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.

            “O otimismo dos consumidores em presentearem suas mães pode ser atribuído, em parte, ao bom momento da economia brasileira, com reduções consecutivas da taxa de juros (Selic), expansões dos níveis de emprego e renda do trabalhador, facilidades na obtenção de crédito pessoal e controle da inflação”, afirmou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

            Na sondagem, os itens de vestuário (35,62%) permaneceram, por mais um ano, como o presente mais citado. Em segundo lugar apareceram os eletrodomésticos e eletroeletrônicos (25,68%), seguido de perfumes e cosméticos (14,73%). Os calçados apareceram na quarta posição (7,88%), em seguida vieram as jóias e bijuterias (6,16%) e móveis e artigos de decoração (5,48%). Além desses, vários outros mimos foram citados, como flores, livros e chocolate.

Entre os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o forno microondas é o preferido por 18,67% dos entrevistados. Em seguida vem fogão (17,33%); máquina de lavar (12,00%); geladeira, televisor e liquidificador aparecem com 8,00% cada um. E o desejo de presentear um celular foi manifestado por 5,33% dos entrevistados.

Os consumidores pretendem gastar em torno de R$210,67 com o presente das mães. A maior parte dos entrevistados (40,07%) deve comprar presentes com valores entre R$51,00 e R$100,00. Quanto à forma de pagamento, a maioria (50,68%) pretende pagar a prazo. Entre estes, 87,16% irão utilizar o cartão de crédito, em seguida, aparece a compra com cartão da própria loja (12,16%). Quanto aos que pretendem comprar à vista (48,29%), a maioria (94,33%) pretende pagar em dinheiro.

A pesquisa também procurou conhecer como os consumidores viam as compras pela internet. Entre os entrevistados, 32,97% afirmaram que fazem compras online. Os produtos mais citados adquiridos pela internet são: eletroeletrônicos (65,00%), informática e acessórios (40,83%) e livros e apostilhas (25,83%). Na análise por sexo, os homens (36,88%) compram mais pela internet que as mulheres (29,90%). E em relação à faixa etária, 44,20% dos que mais compram pela internet possuem idade entre 26 e 36 anos.

De acordo com o levantamento, o gasto médio das compras realizadas na internet ficou em torno de R$625,00 no primeiro trimestre de 2012. No entanto, o somatório das compras da maioria (24,68%) já ultrapassou R$800,00 neste período.

Entre os que fazem compras online, 36,67% citou como razão para escolher a internet os preços melhores e convidativos. Em seguida, aparece um grupo de 21,67% que classificaram as promoções oferecidas como o principal motivo, já 18,33% compram pela comodidade e 13,33% pela facilidade. Por outro lado, entre os que não fazem compra na web, as principais razões são: a aversão ao risco (30,77%), a falta de hábito (18,41%), a possibilidade de comprar tradicionalmente (7,14%) e a demora na entrega dos produtos (3,30%).       

Metodologia

            A pesquisa entrevistou 363 consumidores na RMJP no período de 4 a 17 de abril, sendo 56,04% do sexo feminino. A faixa etária mais encontrada foi entre 18 e 25 anos (39,01%) e a maior parte dos entrevistados (55,77%) estão solteiros. Quanto à escolaridade, os que cursaram o Ensino Médio completo apareceram com o maior percentual, 59,34%. E a faixa de renda da maior parte dos entrevistados (42,58%) varia entre R$623,00 a R$1.866,00.

Assessoria

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