Lula será chamado para depor sobre suposto caixa dois em 2002, diz MP

Publicado em terça-feira, outubro 15, 2013 ·

lula-presidenteO ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva será chamado a depor como testemunha em apuração do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios que apura suposto caixa dois na campanha presidencial do PT em 2002. A informação foi divulgada nesta teça-feira (15) pelo jornal “Folha de S.Paulo” e confirmada pela assessoria do MP.

A investigação foi aberta após declarações de Marcos Valério à Procuradoria Geral da República, em setembro do ano passado, após sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como operador do mensalão no julgamento do caso. Valério tentava obter redução de pena.

Na ocasião, Marcos Valério disse que o ex-presidente Lula sabia do esquema de compra de votos no Congresso e que se beneficiou das fraudes. Pelo menos seis procedimentos foram instaurados. Na época do depoimento, Lula evitou comentar as acusações e disse que não poderia “acreditar em mentiras”. Procurada pelo G1, a assessoria do ex-presidente disse que ele não comentaria o convite para depor.
Segundo a Procuradoria, Lula “será chamado como pessoa responsável pela campanha eleitoral de 2002”. Marcos Valério também será convocado a depor, segundo informações do promotor Mauro Faria. Como testemunhas, os dois não serão obrigados a comparecer. O MP informou que não há previsão de data para os depoimentos.

Ao julgar o mensalão, o Supremo entendeu que o esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso teve início na campanha presidencial de 2002. Segundo o STF, foram feitos acertos eleitorais para assegurar a governabilidade de Lula.

G1

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627