Livro sobre a história da PGE-PB será tema de sarau literário e debate na APL

Publicado em sexta-feira, outubro 10, 2014 ·

livroO livro “Memória Institucional da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba e o Tempo Presente” – único registro escrito sobre a história da PGE-PB – será tema de sarau e debate literários, na sede da Academia Paraibana de Letras (APL), no dia 23 (quinta-feira), às 17h30, em João Pessoa. A obra é de autoria da procuradora do Estado aposentada, historiadora e memorialista, Maria José Teixeira.

A organização do sarau e debate literário é do grupo Por do Sol das Letras e da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba. Na oportunidade, a acadêmica Bernadina Maria Juvenal Freire de Oliveira fará a apresentação do livro “Memória Institucional da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba e o Tempo Presente”.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

A obra foi produzida a partir de entrevistas com procuradores do Estado e destaca fatos históricos da profissão, como o seu surgimento no País e a criação da primeira Procuradoria na Paraíba. “Primeiramente, para explicar como surgiu a advocacia pública no Brasil, foi feito um levantamento acerca da história de Portugal, onde existiam os Procuradores dos Feitos da Coroa, e também sobre a criação dos primeiros tribunais que surgiram no período do Brasil-Colônia. Em seguida, é exposto como a profissão surgiu na Paraíba e o que acontece na história da Procuradoria do Estado até o ano de 2014”, explica a autora.

O livro também apresenta o registro histórico, por meio de imagens, com fotos das sedes das primeiras Procuradorias-Gerais do Estado; lista os nomes de todos os procuradores da Paraíba até o ano atual e ainda resgata a produção intelectual de procuradores que também atuavam como jornalistas, poetas ou caricaturistas.

Onde adquirir?

Exemplar da série “Meandros da Memória”, o livro “Memória Institucional da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba e o Tempo Presente”, da Ideia Editora, é a oitava obra da escritora Maria José Teixeira. A obra poderá ser adquirida no dia do sarau literário, com direito a autografo e dedicação da autora, pelo valor de R$ 50.

Quem desejar também poderá adquiri-lo na sede da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB), que fica localizada na avenida Bahia, 919, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Outras informações com o gerente administrativo da Aspas-PB, Agamenon Farias, pelos telefones: (83) 3221-7021 e 8828-8539.

Assessoria

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627