Jovens se reúnem nesta semana na Suíça para Fórum Mundial sobre Emprego Juvenil

Publicado em terça-feira, Maio 22, 2012 ·

A crise mundial de emprego e os desafios enfrentados por jovens para conseguir um trabalho decente serão os principais pontos debatidos durante o Fórum Mundial sobre Emprego Juvenil. O evento ocorrerá nos próximos dias 23, 24 e 25, na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça, e reunirá 100 homens e mulheres de 18 a 29 anos para discutir o assunto.

De acordo com OIT, durante os três dias do Fórum Mundial sobre Emprego Juvenil, as/os jovens terão a oportunidade de participar de sessões plenárias, debates temáticos e oficinas em grupos com a intenção de: analisar os diversos aspectos da crise de emprego juvenil; discutir como favorecer o acesso dos/as jovens ao trabalho decente; e debater sobre o desenvolvimento de associações para criar mais e melhores trabalhos para os/as jovens.

Dados divulgados pelo organismo internacional alertam para importância do debate sobre desemprego juvenil. Segundo a OIT, 75 milhões de jovens estão em busca de trabalho e 152 milhões vivem com menos de 1,25 dólares por dia. Em média, segundo a página eletrônica do organismo internacional, os/as jovens têm três vezes mais chance de ficar desempregados/as do que os/as adultos.

A ideia do Fórum é reunir jovens de várias partes do mundo para discutir essa realidade e trocar experiências e reflexões sobre a situação mundial do emprego, exemplos de ações que contribuem para a promoção do trabalho decente para os/as jovens, entre outras questões relacionadas.

As discussões não se restringem ao Fórum nem aos jovens que irão para o evento. Nos meses de março e abril deste ano, a OIT realizou atividades para ouvir os/as jovens de várias regiões do mundo. Além de discussões pelas redes sociais, o organismo internacional promoveu consultas e fóruns nacionais em 46 países. A crise de emprego juvenil ainda será tema de debates na 101ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho, a qual ocorrerá entre os dias 30 de maio e 15 de junho, também em Genebra.

Programação

As atividades do Fórum Mundial sobre Emprego Juvenil começarão na manhã desta quarta-feira (23), na sede da OIT, em Genebra, Suíça. Na ocasião, os/as participantes conhecerão um pouco sobre o trabalho do organismo internacional e sobre os objetivos do encontro. A importância do trabalho decente para os/as jovens e a sociedade, e a crise de emprego juvenil também serão aspectos debatidos durante a manhã do primeiro dia de Fórum. As atividades seguirão com reflexões sobre o trabalho decente para jovens.

No dia seguinte, serão apresentadas “boas práticas” na área de emprego juvenil. Os/as participantes também se reunirão em grupos para discutir os aspectos relacionados ao trabalho decente debatidos no primeiro dia de encontro.

Os debates e as trocas de experiências seguirão no terceiro e último dia de Fórum. Na ocasião, os/as participantes elaborarão um resumo dos principais pontos discutidos no evento para ser apresentado para a Comissão sobre Emprego Juvenil da Conferência Internacional do Trabalho.

A programação está disponível em: http://www.ilo.org/global/meetings-and-events/events/youth-employment-forum/lang–es/index.htm

Adital

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627