Jovem de baixa renda é o que mais pede empréstimo

Publicado em terça-feira, Janeiro 3, 2012 ·

dinheiro2Os jovens trabalhadores de baixa renda, com baixa qualificação profissional e que atua tanto com carteira assinada como na informalidade, são os que mais pedem crédito e compram produtos e serviços dos bancos, segundo uma pesquisa divulgada pela Serasa Experian nesta terça-feira (3).
Essa fatia da sociedade, classificada como “Periferia Jovem” pelo estudo, corresponde a uma em cada cinco pessoas que buscam empréstimos nas instituições financeiras. Esses jovens representam 20,92% da população brasileira, segundo a entidade.
O produto mais procurado por essas pessoas é o financiamento de veículos e leasing, seja para a compra parcelada de um carro ou de uma moto, por exemplo.
As empresas deste segmento responderam por 26% das consultas feitas ao banco de dados da Serasa entre 2008 e 2011. Depois, os jovens procuram os cartões de crédito e consórcios.
Os aspirantes sociais, que são os que estão em ascensão social e lideravam o ranking, estão em segundo lugar entre os que mais são consultados pelas empresas financeiras na hora liberar crédito. Na terceira colocação ficou o grupo “Brasil Rural”, que inclui os trabalhadores e proprietários de terras.
Por outro lado, os brasileiros da categoria “Aposentadoria Tranquila” são os que menos são consultados pelas instituições financeiras, ou seja, os que menos pedem crédito. Na segunda posição ficaram as pessoas que envelhecem no interior do país.
O levantamento considera consultas entre 2008 e 2011 em 121 instituições de sete segmentos: banco comercial e múltiplo; bancos e financeiras de montadoras; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa física; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa jurídica; cartão de crédito; consórcio; financiamento de veículos e leasing.

Fonte: R7
Focando a Notícia


Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br