chuvas

João Pessoa registra chuvas de 114 mm nas últimas 24h e supera a média pluviométrica histórica do mês de fevereiro

Publicado em sábado, Fevereiro 13, 2021 ·

Choveu nas últimas 24 horas em João Pessoa 114 milímetros. E para chamados de possíveis ocorrências provocadas pela constante chuva, técnicos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além de agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão trabalhando em regime de plantão. Outras secretarias estão em prontidão para atender quadros especiais.

“Não há, até o momento, nenhum dado que nos induza a acreditar que haverá agravamento, embora o índice de 114mm já seja maior que a média histórica para o mês de fevereiro”, ressaltou Kelson Chaves, coordenador da Compdec.

A ocorrência de maior destaque foi durante a madrugada deste sábado (13), às 4h30, quando foi registrada a queda de uma árvore da espécie castanhola, na Rua Juiz Amaro Bezerra, no bairro do Cabo Branco. Equipes da Semob e da Semam foram acionadas, bem como o Corpo de Bombeiros, que fez a retirada dos galhos. A via foi liberada para o tráfego às 7h.

Já por volta das 10h, o galho de uma árvore da espécie oliveira caiu no bairro do Varadouro, próximo a Casa da Pólvora. Equipes da Semam e também da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) já foram para o local fazer a remoção do galho. Em caso de risco de queda de árvore, a população pode entrar em contato com a Semam pelo telefone 0800 281 9208.

A Defesa Civil também mantém um serviço de teleatendimento que a população pode acionar em caso de algum transtorno provocado pela chuva. É o 0800 285 9020, que funciona 24 horas. A Compdec vem intensificando, desde o início do ano, os trabalhos diários de monitoramento e ações preventivas em áreas de risco, limpeza de galerias pluviais e desassoreamento de rios, para evitar alagamentos em áreas ribeirinhas.

“Essas ações preventivas produzem os resultados que temos obtido, ou seja, até agora nenhuma ocorrência grave nas comunidades ribeirinhas. Se tem planejamento e trabalho, os problemas provocados pela chuva sempre são amenizados. A determinação do prefeito Cícero Lucena é para o cuidado com os cidadãos em todos os momentos e a prevenção adotada desde os primeiros dias da gestão é que deu neste momento o resultado de danos mínimos, apesar da chuva intensa das últimas horas”, afirmou Kelson Chaves.

Alerta no trânsito

Desde as primeiras horas deste sábado, os agentes de mobilidade da Semob-JP estão trabalhando para orientar o fluxo e promover bloqueios caso haja necessidade devido às chuvas registradas na Capital. As equipes estão nas ruas e também monitorando através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT).

Através das redes sociais, a Semob-JP está orientando sobre o risco de acidentes por conta da pista molhada e fazendo alertas importantes para dias chuvosos como, por exemplo: reduzir a velocidade, respeitar as sinalizações, acender os faróis e manter distância do veículo da frente.

Para urgências de trânsito, a Superintendência de Mobilidade disponibiliza vários canais de comunicação, além dos perfis no Twitter e Instagram, do disk 118 e whatsapp 98760-2134.

 

WSCOM

 

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627