João Pessoa recebe Encontro Nordestino de Mulheres de Terreiros

Publicado em quinta-feira, agosto 9, 2012 ·

 

No Brasil, as religiões de origem africana, especialmente o candomblé, foram dominadas pelas mulheres. Comumente chamadas de “mães de santo”, as yalorixás, também são consideradas nos ambientes dos terreiros como zeladoras ou cuidadoras dos orixás, inkices, vodunces e outras entidades e guias espirituais. Parte dessas sacerdotisas que atuam no Nordeste brasileiro estarão em João Pessoa, participando de um encontro, entre os dias 10 e 12.

            A abertura do evento vai ocorrer na noite desta sexta-feira, 10, na Fundação José Américo, na praia do Cabo Branco, a partir das 19 horas. No dia seguinte estão previstas “salas de conversas” e plenárias.

            Segundo a Yá Dagã Dulce de Oyá, uma das organizadoras do evento, a intenção é promover o intercâmbio religioso entre as mulheres do candomblé, umbanda e da jurema sagrada na região.

            No sábado, 11, uma das discussões vai girar em torno do tema “Direitos humanos no resgate à ancestralidade”. As mulheres de terreiros paraibanas e do Nordeste devem discutir no evento ainda questões sobre ética religiosa, auto-afirmação religiosas e sustentabilidade.

            O evento recebeu o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Saúde, do Desenvolvimento Humano, da Mulher e da Educação. A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, também está apoiando. Assim como a Prefeitura Municipal de Santa Rita. Outros apoiadores são a Fundação José Américo e o Centro de Valorização e tradição Afrobrasileira (CVTAB) – Ilê de Oxossi.
SERVIÇO
III  ENCONTRO PARAIBANO DE MULHERES DE TERREIROS
II  ENCONTRO NORDESTINO DE MULHERES DE TERREIROS
LOCAL: Casa de José Américo de Almeida – Cabo Branco
DATA: 10 a 12 de agosto
Abertura, dia 10, a partir das 19 horas aberta ao público.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627