IPC vai identificar documentos falsos

Publicado em sexta-feira, outubro 3, 2014 ·

 Divulgação

Divulgação

O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) recebeu, ontem, o Spectral Luminescente Microscope, equipamento que será essencial para a realização dos exames periciais para verificação de autenticidade de documentos. Com a máquina, o IPC da Paraíba passa a ser o primeiro Estado do eixo Norte-Nordeste a utilizar esse equipamento e o segundo do Brasil, pois apenas a Polícia Científica do Estado de São Paulo faz uso do microscópio.

Para operar a máquina, o IPC realiza há alguns dias um treinamento com os peritos oficiais criminais do setor de Documentoscopia e Grafoscopia Forense. Para o diretor do Instituto de Polícia Científica, Humberto Pontes, a chegada do equipamento representa o investimento em tecnologia na investigação de crimes, entre eles o uso de documento falso. “Antes, realizávamos o trabalho manualmente e agora com o equipamento as ações serão mais ágeis e eficientes. Temos agora um software de última geração, o que certamente vai trazer uma maior garantia aos exames periciais realizados no IPC”, afirmou Humberto Pontes.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O microscópio é do modelo 5001 MK. 01, e é acoplado a um computador, equipamento de alta tecnologia que permite o processamento de imagens com a utilização de software específico. O equipamento pode contribuir, portanto, nos exames grafotécnicos, mecanográficos, de alteração de documentos, verificação de moedas metálicas, de selos, de papel-moeda, e perícia em papéis e outros exames relacionados.

Além da máquina, também foram entregues ao Setor de Documentoscopia e Grafoscopia Forense três mouses com lupa e iluminação branca e UV, além de seis lupas compactas profissionais. E ainda um kit de luz forense e um canhão de luz ultravioleta que será utilizado nos locais de crimes.

 

JP

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627