Inscrições abertas para cursos gratuitos em gestão de recursos hídricos e irrigação

Publicado em quarta-feira, outubro 3, 2012 ·

O curso sobre recursos hídricos é oferecido à um público diversificado com versão em espanhol, já sobre irrigação, o curso atenderá 18 cidades brasileiras, tidas como pólos de irrigação no País

O Projeto Água: conhecimento para gestão está com inscrições abertas em oito cursos na área de gestão de recursos hídricos. Os cursos são

Divulgação / Portal Brasil Os cursos oferecidos também promovem a conservação e o uso racional dos recursos hídricos para a participação efetiva e eficiente na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

  • Os cursos oferecidos também promovem a conservação e o uso racional dos recursos hídricos para a participação efetiva e eficiente na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

oferecidos à 1.000 técnicos da America Latina e Caribe que poderão optar entre três modalidades no idioma espanhol:  Qualidade de água em reservatórios, Hidrologia Básica e Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto. Os cursos são gratuitos e desenvolvidos on line com carga horária de 40h.

Além de estreitar as relações de cooperação entre os países da América Latina e Caribe, o projeto pretende desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.

Entre as capacitações previstas há cinco temas principais a serem abordados: Hidrologia, Qualidade da Água, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Educação e Participação Social e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Mesmo se tratando de cursos à distância, também são oferecidas capacitações no formato semipresencial. As atividades acontecerão nos meses de novembro e dezembro. Para realizar a inscrição, clique aqui.

Projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasile a Itaipu Binacional.

Ao longo do projeto serão desenvolvidos e aplicados 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação em diferentes linguagens midiáticas e interativas, de modo a incentivar a sociedade brasileira para a conservação e o uso racional dos recursos hídricos e também para sua participação efetiva e eficiente na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

O projeto atingirá cerca de 300 mil beneficiários localizados na América Latina, prioritariamente nas entidades integrantes do Sistema Nacional e Estaduais de Recursos Hídricos do Brasil. Desse público total, 290 mil estarão envolvidos nas ações de comunicação, difusão e mobilização social e cerca de 10.000 participarão das ações de capacitação, nas quais aproximadamente 1.000 vagas serão disponibilizadas em cursos na versão espanhol.

As ações do projeto se destinam aos seguintes públicos-alvo: Instituições de Ensino, que formarão futuros profissionais para atuação na Gestão de Recursos Hídricos; profissionais que já atuam na gestão de recursos hídricos na América Latina; membros e lideranças participantes em colegiados de decisão participativa em gestão das águas; usuários de recursos hídricos, sobretudo empresas na área de energia; sociedade em geral, com ênfase no público jovem.

Curso sobre irrigação

A ANA também oferece oportunidade de capacitação para mais de 1000 pessoas em 18 cidades brasileiras, tidas como pólos de irrigação no País. Os cursos “Manejo da irrigação: onde, quando e quando irrigar” e “Avaliação e manutenção de equipamentos de irrigação” são gratuitos e estão com inscrições abertas pelo Portal da Capacitação da ANA.

A intenção da Agência é oferecer aos irrigantes a difusão de técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada. Redução de perdas e de custos de produção, otimização do consumo de recursos hídricos e eficiência nos processos de irrigação são resultados esperados com a adoção de novas tecnologias.

Distribuídos por pólos de irrigação no País, o cursos serão compostos por turmas de acordo com o principal sistema de irrigação utilizado na região de sua ministração, com foco para agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, podendo também ser realizado por extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) com interesse em se aperfeiçoar no tema. Cada curso será composto de 16 horas, divididos em aulas teóricas e práticas, com turmas de no máximo 30 alunos.

Clique aqui e conheça a programação completa.

 

 

Portal Brasil

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627