Inscrição para exame de língua portuguesa vai até 10 de março

Publicado em segunda-feira, Fevereiro 10, 2014 ·

Inscrições-AbertasA partir desta segunda-feira, 10, estrangeiros e brasileiros residentes no país e no exterior, cuja língua materna não seja o português, podem se inscrever no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O prazo vai até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 10 de março próximo. O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. As provas serão aplicadas entre 8 e 10 de abril.

Podem fazer a inscrição os candidatos que, na data de realização do exame, tiverem no mínimo 16 anos completos e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro. Ao fazer a inscrição, o candidato pode selecionar o país e o posto aplicador onde realizará o exame.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

As provas terão avaliações orais e escritas. Na parte escrita haverá duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita e duas que integram leitura e produção escrita. Já a avaliação oral será uma atividade de interação face a face, com duração de vinte minutos — o candidato terá de conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, por exemplo.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não conseguirá a certificação.

Nesta primeira edição de 2014, o Celpe-Bras conta com 22 instituições credenciadas nas cinco regiões do país. No exterior, haverá locais de prova em um país da África, quatro da América Central, dois da América do Norte, 11 da América do Sul, além do Brasil, três da Ásia e oito da Europa, conforme a tabela.

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Celpe-Bras. O Edital nº 2/2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com todas as informações sobre a primeira edição deste ano do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627