Infestação de grilos perturba população no interior da PB

Publicado em segunda-feira, outubro 14, 2013 ·

griloAs cidades do Brejo da Paraíba estão enfrentando um problema inusitado, uma verdadeira invasão de grilos. Em algumas residências, os insetos estão sendo retirados com vassouras. Biólogos afirmam que o fenômeno estão relacionados com a longa estiagem e a falta de predadores naturais, ou seja, ‘está faltando sapo’.

O Sargento Rivaldo mora em Alagoa Grande e trabalha no Corpo de Bombeiros em Guarabira. Ele relatou que nas duas cidades a infestação dos insetos está perturbando as noites dos habitantes. “É um problema noturno que perturba o sono”, disse.

De acordo com relatos da população, o problema iniciou há cerca de duas semanas e permanece contínuo. Municípios de Pernambuco e Alagoas também enfrentam problemas semelhantes.

O biólogo Marcelo Bezerra explicou que o fenômeno devesse a longa estiagem na região o que provocou uma dificuldade para reprodução de predadores naturais como os sapos. Ele esclarece que a estiagem também provocou uma redução do alimento natural dos grilos, as plantações, provocando a migração dos insetos. Marcelo diz que apesar do incomodo, os grilos não são transmissores de doenças, nem se alimentam de sangue, o que evita que os insetos piquem os humanos.

O intenso barulho deve-se ao período de reprodução dos grilos. Apenas os machos produzem sons para atrair as fêmeas. Eles possuem uma série de pelos nas bordas de suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra.

Écliton Monteiro – MaisPB 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627