I Semana da Água de Esperança inicia com palestra sobre utilização de águas residuárias doméstica

Publicado em terça-feira, Maio 15, 2012 ·

O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental iniciou na segunda, pela manhã (14/05), a I Semana da Água de Esperança. A solenidade de abertura aconteceu na Escola Dom Palmeira e reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade local, tendo como palestra inicial a utilização de água residuária doméstica na agricultura.

O objetivo da Semana da Água é apresentar a culminância das várias áreas de atuação do Projeto Rio Mamanguape, em seu primeiro ano de execução, para que a sociedade civil organizada tome conhecimento do seu desenvolvimento. Em Esperança acontece a terceira Semana organizada pelo Projeto este ano, que já realizou edições em Lagoa Seca e Alagoa Nova.

Na solenidade de abertura da I Semana da Água de Esperança participaram a secretária municipal de educação Marilene Diniz Rodrigues de Farias, o vereador Adailton dos Santos, representando prefeito Nobson Pedro de Almeida, Jailson Alves de Araújo;  o presidente do Comitê local do Projeto Rio Mamanguape, representando as associações; a secretária de comunicação da Prefeitura, Vera Taveira;  a diretora da Escola Dom Palmeira, Madilane Guedes do Nascimento e Francinaldo Silva de Luna, da cooperativa de horticultura e fruticultura da comunidade do Carrasco, além de Marizeuda S. R. da Silva, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais

A solenidade de abertura iniciou com a execução dos hinos nacional e de Esperança e em seguida, uma breve exposição, por parte da articuladora da área de educação ambiental, Maria Zélia Araújo, das ações do Projeto Rio Mamanguape, nas suas diferentes áreas de atuação em Esperança e nos demais municípios da sua área de abrangência.

A bióloga e técnica do Projeto Rio Mamanguape, Josilda Xavier, proferiu em seguida, a palestra a utilização de água residuária doméstica na agricultura, apresentando de forma bastante didática a importância deste tema e as estratégias para sua implantação.

Segundo a secretária de educação de Esperança, Marilene Diniz Rodrigues de Farias, realização da Semana da Água é “muito importante porque nós precisamos sensibilizar os nossos jovens, a população e a comunidade da importância da preservação da natureza e do uso racional da água”.

O vereador Adailton dos Santos ressaltou a parceria da Prefeitura de Esperança e do Projeto Rio Mamanguape.  “A parceria é muito boa, pois quando está em questão o meio ambiente todos tem de colaborar. Água é vida. E o Projeto tem esta preocupação. Não só da água, mas de preservar e de reflorestar. A Petrobras vem fazendo estes investimentos e o Projeto está muito bem. Muitas ações. Barragens, cisternas, reflorestamento, parte da educação ambiental, difusão de informações”.

A diretora da Escola Dom Palmeira, Madilane Guedes, lembrou que Esperança situa-se numa região semi-árida e isso por si dá uma idéia da importância da Semana da Água. Ela parabenizou o Projeto Rio Mamanguape pela iniciativa e disse que isto resultará numa maior conscientização da população sobre a importância da água.

PROGRAMAÇÃO

Para esta terça (15/05), a programação da I Semana da Água de Esperança prevê a partir das 14h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança, a realização da palestra Qualidade da Água para o consumo humano, animal e irrigação, que será apresentada pela coordenadora do Curso de Engenharia Agrícola da UFCG, Soahd Arruda Rached Farias.

Também está prevista o início de uma Capacitação em Tecnologias Alternativas de Tratamento de Água para o Consumo Humano, que será ministrada pelo técnico em saneamento da Funasa, Daniel Oliveira dos Santos, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para 22 agentes comunitários de saúde e 15 agentes de vigilância ambiental.

Fred Oliveira (Assessor de Imprensa) para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627