Hotéis de João Pessoa já têm reservas de turistas estrangeiros para Copa do Mundo 2014

Publicado em segunda-feira, janeiro 14, 2013 ·

Mesmo sem ser sede ou sub-sede da Copa do Mundo 2014, durante o evento patrocinado pela Fifa, a Paraíba deve ter lotação máxima em seus hotéis. Há mais de um ano da data da abertura oficial da vigésima Copa do Mundo, prevista para 12 de junho do ano que vem, o setor hoteleiro de João Pessoa já tem reservas para turistas estrangeiros.

O presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis, seccional da Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, confirma a procura. “Isso é possível por conta do contrato com a Fifa, através da operadora Match”, disse.

Atualmente, a atual taxa de ocupação dos hotéis em João Pessoa fica entre 62% e 65%. Para a presidente da PBTur, jornalista Ruth Avelino, ela atingirá os 100% no período da Copa. “O país espera receber 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros. Nós estamos esperando nesse período de Copa do Mundo cerca de 40 mil turistas circulando pelo Estado”, afirma. A estimativa é cada um desses turistas gaste na Paraíba, por dia, uma média de US$ 100.

Essa expectativa antecipou investimentos em todo o setor. Considerada a maior operadora de turismo com atuação na Paraíba, a Luque prepara a capacitação dos seus atendentes. “Em março, vamos oferecer cursos de inglês e espanhol para os nossos 60 funcionários”, observa Cristiane Pereira, diretora da empresa.

A presidente da PBTur também concorda que o momento é de investir em pessoal. “Vamos nos reunir com os prefeitos paraibanos e discutir o projeto Copa do Mundo. O Ministério do Turismo definou os municípios paraibanos aptos a receber eventos paralelos durante a Copa. Na Paraíba, eles ficam a três horas, de carro, da Capital. São nesses prefeitos que estaremos centrando essas reuniões”, adianta.

Segundo ela, a PBTur captou R$ 1,5 milhão para capacitação das pessoas envolvida diretamente na recepção de turistas estrangeiros que passarão pela Paraíba no período desse evento esportivo – policiais, taxistas, garçons etc.

O presidente da ABIH-PB observa que o mais importante para o setor hoteleiro é a divulgação pelo Mundo todo. Ele lembra que os hotéis que fecharam contrato com a Fifa já estão com divulgação free em todos os continentes e os vouchs de reservas já estão chegando nas recepções desses equipamentos.

Hoje, João Pessoa tem 9 mil leitos. Daqui para Copa a ideia é ter 11 mil. Na Capital já estão sendo construídos quatro grandes hotéis na orla – dois em Cabo Branco e dois em Tambaú. Quatro hotéis de João Pessoa já fecharam contratos e foram pré-selecionados pela Fifa.

A Copa do Mundo Fifa de 2014 será de 12 de junho e 13 de julho. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. Ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978.

Para sede de grupo na Copa de 2014 foram escolhidas as cidades de Recife (Pernambuco) e Natal (Rio Grande do Norte). O acesso por rodovia entre esses dois Estados fica ainda mais ágil com a conclusão das obras da duplicação da BR 101, prevista para o final deste ano.

A capital paraibana fica a 120 quilômetros de Recife e a 185 quiômetros de Natal.

João Pessoa ainda espera receber um dos Centros de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo de 2014. O prefeito Luciano Cartaxo, foi recebido em Brasília (DF), na tarde da quarta-feira passada (9), pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O ministro reafirmou ao prefeito a viabilidade da inclusão da capital da Paraíba como um dos Centros de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo de 2014.

Os Centros de Treinamento de Seleções da Copa (CTs) devem ser compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. “Você ter uma seleção treinando 40 dias antes da Copa, chamando atenção da mídia mundial e divulgando a cidade de João Pessoa, é maravilhoso para projetar nossa capital. Nós teríamos uma população colhendo os frutos, principalmente depois da Copa”, argumenta o prefeito Cartaxo.

“São 12 dias de jogos em Natal e 16 dias em Recife. A divulgação do destino Paraíba é a estratégia mais importante para o turismo”, observa Inácio Júnior. O presidente da ABIH-PB destaca que a imprensa do Mundo estará falando de Copa de Mundo e dos destinos turísticos no Brasil. “Isso é mídia free, que precisa ser reforçada”, diz. “Já estamos fechando negócios com a operadora para a Copa do Mundo, mas temos certeza que o fluxo de turistas aumentará muito mais após o evento”.

Para Cristane Pereira, o turismo seguirá uma tendência de crescimento. “Hoje já está muito aquecido. Já há um incremento de 43% em relação a 2011 na prestação de serviços para receptivos”, ressalta.

Esse aumento vem sendo confirmado com o movimento de passageiros nos aeroportos Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa; e João Suassuna, em Campina Grande. Eles apresentaram um crescimento de 10,69% em 2012, em relação a 2011, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), divulgados na sexta-feira passada (11).

Os números são repassados à Infraero pelas companhias aéreas que operam nos dois aeroportos. O Castro Pinto registrou aumento de 9,66% no período, enquanto que o João Suassuna fechou o ano com elevação de 25,41%.

Os números do Castro Pinto em 2012 apontaram uma elevação de 11,20% no número de desembarques, em relação a 2011. Cruzaram os portões do aeroporto, em 2011, um total de 558.282 mil passageiros, em comparação aos 620.836 do ano passado. O número de embarques apresentou um aumento de 8,19%. Em 2011, embarcaram 583.899 passageiros, contra 631.723 em 2012.

Em Campina Grande, o número de passageiros no aeroporto João Suassuna também tem apresentado crescimento ano a ano. De acordo com a Infraero, em 2011 passaram pelo aeroporto 8.978 passageiros embarcando e desembarcando, contra 11.259 passageiros no ano passado. A Superintendência da Infraero confirma que está negociando o início de operações de um voo da Azul Linhas Aéreas, o que deverá ampliar mais esses números em 2013.

portalcorreio.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627