Hospitais Universitários recebem investimentos para reformas e modernização

Publicado em quarta-feira, agosto 15, 2012 ·

Recursos  são destinados para reforma nas instalações e compra de equipamentos 


Vinte e oito hospitais universitários do País receberam recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para reformas e modernização do parque tecnológico.

MEC Programa permite recuperação física e tecnológica de hospitais

  • Programa permite recuperação física e tecnológica de hospitais

Outras cinco unidades receberam aporte de R$ 11,7 milhões para serviços de ampliação ou finalização de construções em andamento.

Nos hospitais das universidades federais do Amazonas (Ufam), de Juiz de Fora (UFJF), de Uberlândia (UFU), Pelotas (UFPel), do Mato Grosso (UFMT) e do Rio de Janeiro (UFRJ) foi identificada a necessidade de novas construções, devido à precária situação das atuais instalações.

Os hospitais também foram equipados com aparelhos de diagnóstico por imagem e de centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram adquiridos mais de 2 mil equipamentos, por meio de pregões eletrônicos realizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os itens adquiridos estão angiógrafos, aparelhos de ressonância magnética e de raios X, tomógrafos e mamógrafos, além de conjuntos de digitalização de imagens.

Além dos equipamentos, medicamentos e insumos também foram comprados através de  compras centralizadas e pregões eletrônicos. O valor alcançado resultou em uma redução de 42,63% em relação ao preço original, o que representa uma economia de R$ 293,9 milhões.

Rehuf

O Rehuf foi criado em 2010, através do decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010. Foi desenvolvido e financiado pelos ministérios da Saúde e da Educação. O programa é destinado à reestruturação e à revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados no sistema único de saúde. O objetivo é  criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários federais possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e à dimensão da assistência à saúde.

Hospitais universitários

Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de pesquisa para a área de saúde. A prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento no atendimento e na elaboração de protocolos técnicos para os diversos tipos doenças. O que garante melhores padrões de eficiência à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de educação continuada oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde.

Portal Brasil

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br