Homícidios em João Pessoa caem na Semana Santa

Publicado em segunda-feira, Abril 9, 2012 ·

A secretaria de Segurança Pública da Paraíba divulgou nesta segunda-feira (9) o balanço da Operação Semana Santa, que aconteceu entre a quinta-feira (5) e a meia-noite de domingo (8). De acordo com os dados, em comparação com o mesmo período de 2011, houve uma queda de 75% no número de homicídios registrados em João Pessoa. A redução também foi registrada na região metropolitana da capital, 47%, e levando em conta os números de toda a Paraíba, a queda foi de 19%.

A Operação Semana Santa contou com a participação das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento Estadual de Trânsito. Segundo a Segurança, entre o sábado e o domingo foram contabilizadas 48 horas sem homicídios, o que contribuiu para a queda de 16, em 2011, para seis, em 2012.

Finalizada à meia-noite deste domingo (8), a operação também apresentou resultados positivos na Grande João Pessoa. No feriadão houve uma queda de 47% nos registros de crimes de morte, pois de acordo com a Segurança estadual foram 19 em 2011 e dez em 2012. Em todo o estado foram registrados 21 homicídios, cinco a menos que em 2011, conforme os dados.

“A sensação de segurança aumenta quando a sociedade passa a acreditar nas instituições, na presença, na qualidade do serviço prestado e nos resultados. É isso que estamos fazendo”, destacou o secretário de Segurança do estado, Cláudio Lima.

Segundo a secretaria de Segurança, durante todo o feriadão de Páscoa, foram intensificadas as abordagens a pessoas e veículos, as vistorias em bares e outros locais propícios a situações de vulnerabilidade social. A Polícia Militar utilizou todas as modalidades de policiamento e a Polícia Civil manteve o funcionamento das delegacias especializadas da capital e do do Grupo de Operações Especiais (GOE) por 24 horas.

A secretaria de Segurança divulgou também que no período foram cumpridos três mandados de prisão por tráfico de drogas e foi feita a apreensão de aproximadamente 150 pedras de crack nos municípios de Cajazeiras e de São José de Piranhas, no Sertão paraibano.

Balanço do Trauma
Nesta segunda-feira também foi divulgado o balanço de atendimentos feitos no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa durante o feriado da Semana Santa. De acordo com a assessoria da instituição, foram cerca de 650 entre a 0h da quinta-feira (5) e as primeiras horas de segunda. Os números permanecem estáveis, em relação ao mesmo período do ano passado.

Conforme os dados, casos envolvendo motocicletas lideraram as entradas nos plantões durante o período. No total, 119 pacientes foram atendidos devido a acidentes com moto. Já em relação aos feridos em acidente de automóvel, o hospital teve 15 pacientes. Também foram registrados vítimas de agressão física (27), arma de fogo (nove), arma branca (18), atropelamento (11), queimaduras (cinco) e acidente de bicicleta (cinco). Os demais atendimentos foram de casos clínicos.

G1 PB

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627