Guarabira completa 127 anos de emancipação política nesta quarta (26)

Publicado em quarta-feira, novembro 26, 2014 ·

guarabiraA cidade  de Guarabira, localizada no Piemonte da Borborema, no Estado da Paraíba, completa nesta quarta-feira (26), 127 anos de emancipação política. A “Capital do Brejo” é uma das cidades paraibanas de maior destaque da região, com uma área de 149,50 quilômetros quadrados, o município ocupa o 115º lugar em extensão territorial no Estado e possui uma posição geográfica invejável, pois fica a apenas 98 quilômetros de distância de João Pessoa, 100 quilômetros de Campina Grande (mais populosa cidade do interior nordestino), 199 quilômetros do Recife, 145 quilômetros de Natal (um dos maiores polos turísticos do Brasil) e a 230 quilômetros de Caruaru (grande centro comercial nordestino).

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

No início onde hoje é Guarabira, existia apenas um pequeno povoado. Onde aqui chegou o português José Rodrigues Gonçalves da Costa Beiriz, considerado o verdadeiro fundador da cidade. Com ele, trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Luz e construiu uma capela em homenagem à Santa, que veio a se torna padroeira da cidade.

A população começou a crescer, sendo elevada à categoria de Vila Independência, no dia 27 de abril de 1837. Devido a sua localização geográfica, pelos rios que por ela passavam e pelo solo fértil, Guarabira continuou crescendo sendo elevada à categoria de cidade no dia 26 de novembro de 1887.

A bandeira oficial de Guarabira, predomina-se nas cores vermelho, preto e brancoO nome Guarabira vem do Tupi-guarani da expressão “Guará-pora”, o “ubira” que significa morada. Como nestas terras habitavam muitas garças ao redor de uma grande lagoa existente no passado, a palavra Guarabira pode ser traduzida como “Morada dos Guarás” ou “Berço das Garças”.

A equipe do Portalmidia.net foi às ruas da cidade Rainha do Brejo para conhecer um pouco mais sobre a sua história política, a força do seu comércio, sua cultura e sua gente. A reportagem preparada pelo repórter Juka Martins, com imagens de João Paulo, traz os grandes embates políticos da história de Guarabira, contados pelo escritor, professor e historiador guarabirense, Vicente Barbosa, além de entrevistas.

Confira o documentário na integra:

 

Por Geano Sousa

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627