Grupo de estudos sobre jornalismo da UFPB lança “Dicionário de investigação do cotidiano”

Publicado em sexta-feira, outubro 14, 2011 ·

convitelançamentoO Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj), da Universidade Federal da Paraíba, lançará na próxima sexta-feira (14) o primeiro volume do “Dicionário de Investigação do Cotidiano: elogio da palavra no jornalismo impresso”. O lançamento acontecerá no Casarão 34, a partir das 19h.

O dicionário é resultado de dois anos de investigação do grupo acerca do emprego de alguns verbetes no cotidiano das narrativas jornalísticas das editorias de Política, Cidades, Economia e Cultura, dos três jornais de maior circulação no estado: Jornal da Paraíba, Correio e O Norte.

Estiveram envolvidos com a construção do dicionário vinte e três pesquisadores, os quais produziram análises sobre quarenta e um verbetes. De acordo com o organizador do livro e coordenador do Grupecj, professor Wellington Pereira, o dicionário autoral tem intenção enciclopédica e não limita o sentido das palavras, mas permite pensar a partir delas.

Na primeira etapa da pesquisa os integrantes do grupo se debruçaram sobre uma bibliografia que abarcou as teorias do jornalismo, teorias do cotidiano e trabalhos específicos de cada editoria. A segunda fase contemplou as análises do material empírico e produção dos verbetes.

O Grupecj existe há nove anos e já lançou sete obras impressas mais um livro digital (e-book), entre elas “As formas do humano no discurso do jornal”, de 2009. A próxima pesquisa do grupo irá investigar como a pornografia se apresenta cotidianamente nas páginas dos jornais paraibanos.

Laena Antunes

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627