Governo mapeia funcionamento da rede de saúde da Paraíba para firmar parcerias com municípios

Publicado em quinta-feira, setembro 22, 2011 ·

waldson1O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está realizando oficinas em todas as Gerências Regionais de Saúde (GRS), com o objetivo de mapear o funcionamento da rede de saúde dos municípios, identificar e solucionar fragilidades, além de regionalizar a prestação de serviços com qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Essas reuniões já foram realizadas nas regionais de Saúde de Catolé do Rocha, João Pessoa e Sousa e nesta quinta (22) e sexta-feira (23) a oficina acontece na 7ª Gerência, em Piancó.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza explicou que as oficinas são espaços de debates e combinações entre secretários de Saúde e técnicos das secretarias e hospitais de cada Gerência para orientar e alinhar as ações que serão executadas no Pacto pelo Desenvolvimento Social, bem como aproximar os serviços dos usuários.

Com as oficinas, a SES busca também promover o desenvolvimento das 14 Gerências Regionais de Saúde e alinhar o Estado com a política nacional de saúde, unificando as instituições e potencializando a comunicação entre elas. Todos os serviços serão contratados dentro do programa Saúde Cidadã, vinculados ao Pacto pelo Desenvolvimento Social e o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.

Durante os encontros são debatidas as ações sobre temas como a organização da rede obstetrícia, regionalização do Samu, rede de urgência e emergência e apoio a diagnóstico. Ainda é analisada a rede de serviços existente para verificar a necessidade de ajustes e ampliação do sistema. “Também combinamos as responsabilidades de todos os envolvidos na discussão – diretores dos serviços municipais e diretores da SES”, disse a presidente do Cosems e secretária municipal de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira.

“Estamos traçando um mapa da saúde do Estado a partir dos municípios, conhecendo os problemas, peculiaridades e potencialidades de cada um. Os serviços estão sendo definidos, e estamos avaliando a situação de cada um para que as medidas sejam adotadas de forma que a população possa desfrutar de uma saúde com segurança, eficiência e qualidade”, comentou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz.

Segundo ela, a proposta do Governo do Estado está sendo bem aceita pelos gestores municipais. Eles estão se prontificando a fazer o que for necessário para melhorar a saúde da população de seus municípios. “A discussão acontece de forma coletiva, democrática e participativa, e cada um apresenta seus problemas e aponta soluções que vão nos ajudar a chegar a um consenso que satisfaça a todos e que atenda às necessidades da população”, ressaltou.

Com o mapeamento dos serviços oferecidos por cada município, será possível a parceria entre as instituições para a garantia do atendimento à população. O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por exemplo, será otimizado quando estiverem identificadas as potencialidades de cada hospital para receber os usuários de cada especialidade.

Próximas oficinas

Dia 27: 6ª Gerência Regional de Saúde em Patos;

Dias 27 e 28: 3ª Gerência Regional de Saúde em Campina Grande;

Dias 27 a 29: 4ª Gerência Regional de Saúde em Cuité;

Dia 29: 2ª Gerência Regional de Saúde em Guarabira.

Paulo Cosme com Secom-PB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br