Globo não repercutiu porque “não confirmou” denúncia de Veja

Publicado em segunda-feira, outubro 27, 2014 ·

aliO diretor de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, informou em carta enviada à Folha de S. Paulo que a emissora não repercutiu a reportagem de capa da revista Veja, publicada na quinta-feira 23 à noite, porque não provou a denúncia com suas fontes. O texto é uma resposta à coluna do jornalista Nelson de Sá, veiculado no jornal no domingo 26, em que ele diz que a emissora apenas noticiou o caso no sábado, “talvez por medo”, e após o protesto realizado em frente ao prédio da Editora Abril.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

“A Globo não tem medo de nada. Não faz política, faz jornalismo”, responde Ali Kamel. Ele continua, mencionando os “princípios editoriais” da emissora: “No capítulo da isenção, letra ‘Z’, diz claramente que só repercute denúncias de outros veículos se puder confirmá-las por meios próprios. Ou se outros fatos de grande impacto advierem delas. Foi o que aconteceu. Na sexta, não confirmou com suas fontes o sentido do que fora publicado por ‘Veja’. E, por isso, não publicou o assunto”.

No sábado, a Globo repercutiu a denúncia de Veja, que afirmava que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula sabiam de todo o esquema de corrupção investigado na Petrobras, com base em um depoimento à Justiça do doleiro Alberto Youssef. A matéria da Globo tinha como gancho, no entanto, o protesto feito em frente à Editora Abril, responsável pela revista. O prédio da empresa foi pichado e recebeu uma grande quantidade de lixo.

Kamel acrescenta que, da mesma forma, a Globo não repercutiu a manchete da Folha publicada no sábado, que também apontava que Lula e Dilma sabiam dos desvios na estatal, porque, além de também não ter conseguido comprová-la, assim como recebeu de suas fontes a informação de que ela era “distorcida”. “Mas o ataque ao prédio da Editora Abril, um ataque à liberdade de imprensa, não poderia ser ignorado. E ao ser noticiado, era preciso explicar que ele fora motivado por uma reportagem, sem endossá-la”, acrescenta o diretor de jornalismo da Globo.

 

brasil247

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627