Gasolina com z em questão do Enem vira piada nas redes sociais

Publicado em sábado, outubro 26, 2013 ·

enemNeste sábado, 26, primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma questão virou motivo de piada nas redes sociais por ter a palavra “gazolina”, com a letra z, no enunciado. No Caderno Branco, o item 43 traz uma charge que ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961).

No texto do enunciado, a questão reproduz o diálogo da charge:

“JK – Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estadas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer? JECA – Um prato de feijão brasileiro, seu doutô!”

A usuária do Twitter Leninha Araújo (@AderleneA) diz “GASOLINA COM Z ENEM? Pode isso, Arnaldo?”.

Também no Twitter, Giovana Espadim escreveu: “#aprendinoenem que gasolina se escreve com Z”.

No Instragram, Isabella Alves (@isaaahs2) publicou uma foto da questão, com a palavra “gazolina” sublinhada: “Como acreditar em um exame que escreve GASOLINA com Z? #ENEM2013 #ERRO #PORTUGUESNOTA1000 KKKKKKK”

O Ministério da Educação (MEC) informou que a charge foi retirada de um veículo de comunicação de época, quando a palavra ainda era grafada com a letra “z”. A instituição nega que tenha sido erro da prova.

De acordo com o professor Francisco Achcar, coordenador de Língua Portuguesa do cursinho Objetivo, para manter a grafia da palavra com ‘z’, o correto seria acrescentar a expressão “sic” entre parênteses. “Seria bom se resguardar; para dizer que estava assim no original e que o erro não é do MEC”, afirma Achcar. Outra possibilidade seria colocar a palavra com ‘s’. A reforma ortográfica da década de 1940, segundo ele, já havia mudado a grafia do verbete ‘gasolina’.

Estadão 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627