Fla põe à prova mau momento do ataque contra forte defesa do Timão

Publicado em quarta-feira, outubro 10, 2012 ·

Paulo André terá duelo particular com Vagner Love (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)

O “Clássico das Multidões” já esteve bem mais empolgante para as duas maiores torcidas do país. Nos últimos anos, Corinthians e Flamengo brigaram diretamente por títulos nacionais e duelaram no mata-mata da Libertadores. Mas, para o confronto desta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, o encontro não vale mais do que posições intermediárias na classificação. De um lado, a forte defesa paulista e o desinteresse pelo Brasileirão. Do outro, o mau momento do ataque carioca em busca da salvação do rebaixamento.

Após a derrota para o Náutico, o Corinthians não conseguiu diminuir a diferença que o separa da “zona de segurança”, tão falada por pelo técnico Tite. O treinador quer alcançar a marca dos 45 pontos para iniciar o planejamento do Mundial do Clubes, em dezembro, no Japão. O Timão está em oitavo, com 39. Ou seja, a duas vitórias de cumprir sua missão no torneio. Com desfalques no ataque, o Corinthians tem na defesa seu maior trunfo para a partida, assim como aconteceu em toda a temporada, incluindo na campanha do inédito título sul-americano. Dos 64 jogos disputados em 2012, o Timão passou ileso em 28 – foram apenas 49 gols sofridos.

O Flamengo tem um atacante que briga pela artilharia, mas o time sofre com a falta de gols. Vagner Love marcou 11 vezes na competição e está a três de Bruno Mineiro, da Portuguesa, e Fred, do Fluminense, que lideram a disputa. A equipe rubro-negra, no entanto, decepciona na hora de concluir. Em 28 jogos, marcou 28 vezes e tem o terceiro pior ataque ao lado do Palmeiras. Só consegue ser melhor que o lanterna Atlético-GO, que fez 27, e Sport, que anotou 24.

No empate sem gols com o Bahia, na última quinta-feira, o Rubro-Negro finalizou 16 vezes, mas nada de balançar as redes. No Fla-Flu, também não marcou: derrota por 1 a 0. O dado incomoda e preocupa, principalmente porque o time ainda precisa eliminar o risco de rebaixamento. Com 35 pontos, está em 12º lugar.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do duelo em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h30. A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, ES, PR, SC, PE, BA, CE, RN, PB, AL, MA, PI, as regiões Norte e Centro-Oeste, além das cidades de Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba (SP), Ituiutaba e Juiz de Fora e Uberlândia (MG).e das Regiões Norte e Centro-Oeste.

header as escalações 2

Corinthians: o técnico Tite encerrou a preparação sem ter decidido os titulares. Danilo atuaria como centroavante, mas se machucou no último treino e acabou vetado. Emerson espera pelo julgamento no STJD para saber se poderá jogar. Caso seja liberado, assume a vaga. Se a resposta for negativa, o treinador terá de recorrer a atletas pouco aproveitados. O mais provável é que Adilson fique com o posto. No meio de campo, Guilherme é a novidade na vaga de Paulinho, enquanto Edenílson ocupa o lugar de Martinez. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson, Douglas e Romarinho; Emerson (Adilson).

Flamengo: Dorival Júnior vai comandar o time pelo 18º jogo. O técnico, que por conta de lesões, suspensões e convocações, além de opções táticas, só conseguiu repetir o time uma vez. Diante do Corinthians, novas mudanças. González e Cáceres estão com as seleções de Chile e Paraguai e não jogam. Dorival vai promover a estreia do zagueiro Renato Santos, ex-Avaí. Ele vai jogar ao lado de Welinton, que volta após se recuperar de lesão. Na lateral esquerda, Ramon, por questões contratuais, também está fora. Magal será mantido na posição. No ataque, o treinador abre mão de Liedson e reforça o meio com Amaral. A provável escalação conta com: Felipe, Wellington Silva, Renato Santos, Welinton e Magal; Amaral, Ibson, Renato, Léo Moura e Cleber Santana; Vagner Love.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: Paulinho, Martinez e Guerrero foram convocados para as seleções brasileira, argentina e peruana, respectivamente. Chicão se recupera de uma cirurgia de hérnia inguinal, enquanto Jorge Henrique faz tratamento em virtude de uma lesão na coxa esquerda, mesmo problema de Danilo.

Flamengo: além de Cáceres e González, convocados, e Ramon, que pertence ao Corinthians e não pode jogar, os volantes Muralha, Airton e Maldonado se recuperam de lesão e estão fora.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Corinthians:
Cássio, Douglas, Guilherme, Ralf e Ramírez.

Flamengo: Adryan, Amaral, Ibson, Liedson, Luiz Antonio, Negueba, Renato Abreu, Welinton e Wellington Silva.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Fabrício Neves Correa (RS) apita a partida, auxiliado por Tatiana Jacques de Freitas (Fifa/RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS). Fabrício Neves arbitrou seis jogos no Brasileirão, marcou 251 faltas (média de 41,8 por jogo), aplicou 26 amarelos (média de 4,3 por jogo), um vermelho (média de 0,17 por jogo) e seis pênaltis (média de 1 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,7 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Corinthians 0 x 1 Fluminense, pela primeira rodada.

header fique de olho 2
Corinthians:
Romarinho. Atacante volta de suspensão com a missão de fortalecer o sistema ofensivo. O xodó candidato a ídolo da Fiel voltou a viver um bom momento na temporada e entrou na briga por uma vaga de titular no Mundial. De quebra, é o artilheiro alvinegro no Brasileiro, com seis gols.

Flamengo: Vagner Love. Depois de cumprir suspensão no jogo contra o Bahia, atacante está de volta. O jogador é o artilheiro do time na competição, com 11 gols, e está a três de Fred, do Fluminense, e Bruno Mineiro, da Portuguesa. O Artilheiro do Amor é a esperança para que o ataque rubro-negro desperte. O time não marca há duas rodadas e tem o terceiro pior desempenho ofensivo da competição. Em 28 jogos, fez 28 gols. Só é melhor que Sport (24) e Atlético-GO (27).

header o que eles disseram

Paulo André, zagueiro do Corinthians: “Estamos vindo de uma derrota amarga, todo mundo sentiu. Nossa motivação é chegar aos 45 pontos. A equipe não está acostumada a perder e tem de reagir rápido”.

Vagner Love, atacante do Flamengo: “Com uma vitória sobre o Corinthians, o time ganha confiança. Importante somar pontos nessa partida, dá um ânimo maior, subimos na tabela. Vamos fazer tudo para conseguir o resultado positivo. Mas sabemos das dificuldades que vamos encontrar. Temos que fazer um grande jogo”.

header números e curiosidades

* Corinthians e Flamengo estão separados por quatro pontos na tabela. O Timão soma 39 pontos, com 34 gols marcados e 28 sofridos. Já o Fla soma 35 pontos, marcando 28 gols e sofrendo 37. Na última rodada, o Flamengo empatou sem gols com o Bahia no Rio enquanto o Corinthians perdeu para o Náutico em Recife (1 a 2).

* A última vitória do Flamengo sobre o Corinthians aconteceu dia 29 de abril de 2010 quando venceu por 1 a 0, no Maracanã, gol de Adriano, de pênalti, em partida válida pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Nas últimas sete vezes que as duas equipes se enfrentaram, o Timão venceu quatro vezes e houve três empates.

* Na cidade de São Paulo, o Flamengo derrotou o Corinthians pela última vez no Brasileirão 2006, quando venceu por 2 a 0, no Morumbi, gols de Peralta e Obina. Nas últimas quatro vezes que este clássico nacional foi realizado na capital paulista, o Timão venceu três vezes e houve um empate.

* Na história do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Flamengo se enfrentaram 24 vezes em São Paulo (dez no Morumbi; 11 no Pacaembu, uma em Limeira, uma em Campinas e uma em Mogi Mirim), com nove vitórias corintianas, sete do Fla e oito empates, 34 gols marcados pelo Timão e 32 pelo Flamengo.

* Este é o 120º confronto da história do clássico mais popular do Brasil. Incluindo amistosos, competições nacionais e diversos torneios, Flamengo e Corinthians se enfrentaram 119 vezes, com vantagem carioca. O Fla venceu 48 jogos, contra 45 vitórias do Timão e 26 empates. Nos gols marcados, o Flamengo também leva vantagem, com 191, contra 182 do Corinthians.

header último confronto v2

O Corinthians atropelou o Flamengo na última partida, dia 18 de julho, no Engenhão, pelo primeiro turno do Brasileirão. Com uma grande atuação, o Timão venceu por 3 a 0, dois gols de Douglas e um de Danilo. Emerson ainda perdeu um pênalti e poderia ter aumentado a vantagem. Os cariocas eram dirigidos por Joel Santana que, pouco depois, seria demitido.

Globoesporte.com

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627