Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas recebe inscrições até o dia 21

Publicado em quarta-feira, Maio 16, 2012 ·

Por la vida, imágenes de resistencia”. Este é o tema da décima primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas que, este ano, acontecerá na Colômbia. Os/as interessados/as têm até o dia 21 de maio para inscreverem seus trabalhos. O evento será realizado em Bogotá de 23 a 30 de setembro, e em Medelin de 3 a 6 de outubro de 2012.

O evento é destinado aos profissionais da área e todos os interessados em audiovisual, independente de suas origens indígenas e não indígenas e da participação individual ou coletiva.

Só serão aceitos materiais que tenham sido elaborados a partir de 01 de janeiro de 2010. A inscrição e participação no Festival são voluntárias e gratuitas e cada autor pode apresentar no máximo duas obras do gênero Ficção, Docuficção, Documental, Animação; Vídeo Artístico: Vídeos Musicais, (clipes) Vídeo Experimental, Programas Televisivos.

As produções a serem apresentadas no Festival deverão fazer referências à história, cultura, realidade, lutas e aspirações dos povos indígenas originários através de temas como Identidade, História, Terra e território, Direitos dos povos indígenas, Medicina Ancestral, Trabalho Infantil, Educação, Participação Política, Mulher e Gênero, Ecologia e Cosmovisão.

Inscrições

Os trabalhos acompanhados das fichas de inscrição, devidamente assinadas, e do material de apoio (fotografias, trailers, demo, cartazes, artigos de imprensa, traduções, etc.) devem ser enviados pelo correio para a sede da Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIC) em nome do “Comité Organizador del XI Festival Internacional de Cine y Vídeo de los Pueblos Indígenas na Rua 12B – # 4 – 38, Bairro Candelaria – Centro – Bogotá / Colombia / Sudamerica”,em um envelope lacrado com o título “sem valor comercial e destinado a um evento cultural” mencionando título, formato e duração do material.

Os realizadores do evento estarão aceitando de maneira incondicional a doação das obras ao Festival para fazer parte do arquivo de audiovisual dos Povos Indígenas da Colômbia e da CLACPI e autorizam os organizadores a exibir suas obras em mostras sem fins lucrativos em comunidades indígenas, espaços alternativos, mostras em âmbito rural e urbano e outros eventos que a organização defina com fins não comerciais para difusão e promoção do evento.

História do Festival

Os festivais indígenas de cinema e vídeo vêm se desenvolvendo desde 1985 em diversos países com o apoio da Coordenadoria Latino-americana de Cinema e Comunicação dos Povos Indígenas (CLACPI) em coordenação com organizações indígenas e entidades ligadas à atividade audiovisual, no marco de uma atividade solidária e construtiva, para contribuir com uma ampla divulgação sobre as realidades indígenas, fomentar debate e exigir a total vigência dos direitos dos povos indígenas, bem como para promover o acesso ao uso dos meios audiovisuais por parte das nações originárias do continente e do mundo.

Adital

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627