O Ministério Público da Paraíba está realizando uma ação na tarde desta segunda-feira (09) em João Pessoa em conjunto com as vigilâncias sanitárias municipal e estadual para coibir a venda de um remédio que prometia prevenir contra a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O medicamento, intitulado de Contra Coronavírus, era comercializado por uma farmácia de manipulação localizada em Manaíra, bairro da orla da capital paraibana. O local foi interditado e denunciado por propaganda enganosa, tendo em vista que não existem remédios específicos para a doença.
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar).
paraiba.com.br
Comentários