Falta de professores faz alunos desistirem de cursos do IFPB de Guarabira

Publicado em sexta-feira, Maio 18, 2012 ·

Cursos técnicos do núcleo avançado do IFPB de Guarabira, há menos de um ano de sua fundação, já começam registrar um alto índice de evasão. Pelo menos foi o que a reportagem conseguiu apurar junto a alunos da turma pioneira do curso de informática.

A falta de professores seria a principal causa do abandono do curso. A disciplina de Programação Visual, por exemplo, com 100 horas aula previstas na grade curricular, faltando aproximadamente um mês para o término do semestre, ainda não tem professor, o que prejudica o pré-requisito para o prosseguimento do curso.

Um aluno de informática, que preferiu não ser identificado, disse que já no primeiro semestre houve falta de professor e no semestre atual as aulas tiveram início com apenas um professor. “O primeiro semestre nós passamos algumas dificuldades, mas conseguimos superar. Outros professores vieram emprestados, mas não ficaram para o seguimento do curso. No segundo semestre que pensávamos que seria melhor na verdade foi pior porque começamos o curso com apenas um professor, depois passamos a dois e em abril é que tivemos três professores”, contou o rapaz.

O aluno lamentou que o semestre já esteja perto do fim e até agora tem disciplina sem professor. “Até a data de hoje uma disciplina, ‘Programação Visual’, que são cem horas aula, ainda estamos sem professor. Faltando um mês e poucos dias para acabar o semestre ainda estamos sem professor, o que não é aceitável”, desabafou.

O diretor de ensino do IFPB, Abidala Arcoverde, reconheceu o problema e disse que o instituto trabalha para que nenhum aluno seja prejudicado. “É verdade o fato de que iniciamos com a ausência de alguns professores. Nós temos uma grade e essa matriz vai sendo atendida com a demanda onde alguns professores, de acordo com nosso regimento, podem pegar até três disciplinas. Fizemos o concurso para temporários, alguns professores foram contratados e muitas vezes depois que chegam no local eles desistem. Porém nenhum aluno será prejudicado”, garantiu Abidala.

Há turma com menos de 50% do total de alunos que iniciaram o curso. O IFPB está em fase de projeto para a construção de um campus em Guarabira que abrigará todos os cursos da instituição.

Jota Alves

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627